15 dicas para transição de carreira para área de tecnologia

Pesquisa realizada pelo RH EDC Group revelou que 53% dos brasileiros desejam mudar de área de atuação. E a área de TI é a mais almejada por esses profissionais.

Mas será que fazer essa transição de carreira é fácil? Abaixo, confira 15 dicas para quem quer investir na carreira de tecnologia. Não deixe de ler:

1 – Pense no seu momento e no que você quer

Reflita sobre os motivos que você quer mudar de ramo e avalie se a área de tecnologia pode suprir as suas aspirações profissionais. Depois disso, pense sobre o caminho que vai trilhar: você está disposto a começar do 0? Estaria tudo bem voltar a ser um estagiário, por exemplo?

Se a resposta for sim, é bem provável que você já está preparado para dar um passo à frente e iniciar as especializações em uma nova área profissional. Aproveite a sensação de animação e dedique-se a entender um pouco mais sobre o ramo.

2 – Entenda como é uma carreira de tecnologia

O ditado “a grama do vizinho é sempre mais verde” não é popular em vão. Entenda todas as facetas de uma carreira na tecnologia, conheça tanto os benefícios quanto as dificuldades.

3 – Identifique riscos potenciais

Verifique os riscos que podem te impedir de chegar ao seu objetivo e se prepare para contornar todos eles. Por exemplo, se você já está em um emprego fixo, pense sobre como vai acrescentar a rotina de estudos no seu dia a dia.

4 – Faça um plano de ação e estabeleça prazos

Para ser produtivo, todo plano precisa de um planejamento bem estruturado, com metas bem definidas e prazos estabelecidos. Então tire suas ideias do papel e faça um cronograma de curto, médio e longo prazo.

5 – Se planeje financeiramente

É comum que profissionais que mudam de carreira passem a receber salários inferiores ao que estavam acostumados. Sendo assim, é preciso fazer um planejamento financeiro.

Afinal, ninguém quer passar perrengue e desistir da transição no meio do caminho. Portanto, tenha economias separadas para passar por um momento de incertezas e desafios.

6 – Cuide de sua saúde física e mental

Busque incluir exercícios físicos na sua rotina, para que possa se distrair, sair do contexto de transição profissional e limpar sua mente. Além disso, cuide de sua saúde mental: quando dúvidas e dificuldades baterem na porta.

Lembre-se: qualquer desafio requer muita dedicação. Não se compare com outros profissionais mais experientes, pelo contrário, use eles como fonte de conhecimento.

7 – Entenda o seu perfil de estudante

Para entrar na área de tecnologia, você vai precisar desenvolver novas habilidades. E existem diferentes formas de fazer isso: graduações, cursos com especialistas, bootcamps, cursos de longo prazo, presenciais ou à distância, etc.

Entenda qual é o melhor formato para você e pense também no tempo que você tem disponível na agenda.

Compreender o seu tipo de aprendizagem pode ser um grande atalho na transição de carreiraCompreender o seu tipo de aprendizagem pode ser um grande atalho na transição de carreiraFonte:  Shutterstock 

8 – Pratique o máximo que puder

A prática faz toda diferença para profissionais de TI. Sendo assim, invista em muitos exercícios, desafios e projetos práticos. Escolha uma especialidade – desenvolvedor mobile pleno, por exemplo – e treine ao máximo para se tornar uma referência no assunto.

9 – Participe de bootcamps (se puder)

Os bootcamps – treinamentos intensivos  são ótimas alternativas para quem quer desenvolver determinada habilidade de forma rápida e completamente prática. Se esse for o seu caso, vale muito a pena apostar nessa modalidade de estudo.

10 – Crie um portfólio

A melhor forma de mostrar seus conhecimentos é criando um portfólio com seus melhores projetos. Invista em um arquivo bem estruturado e organizado. Se você acredita que desenvolver uma apresentação profissional do zero é muito complicado, tenha calma!

Hoje em dia existem diversas plataformas completas e gratuitas para construir um portfólio. Esse é o caso do Behance – site online da Adobe voltado para divulgação de projetos.

11 – Valorize seus progressos

Lembra das metas e dos prazos que citamos lá na dica número 4? Então, cada vez que você cumprir um de seus objetivos pare para pensar sobre ele. Valorize seus esforços, reconheça seus avanços e use-os como alavanca para conquistar o próximo.

12 – Seja resiliente

Durante o percurso, você certamente vai encontrar dificuldades para aprender algo ou desenvolver determinado projeto, e vai questionar tudo o que está fazendo.

Nessa hora, pare, respire e lembre-se do estágio inicial: pense nos desejos que tinha quando começou e desenvolva resiliência para ir adiante.

13- Busque carreiras para se inspirar

Nada melhor do que encontrar histórias parecidas com a sua para se inspirar, não é? Então busque referências de pessoas que fizeram a transição de carreira e estão muito felizes com suas decisões.

Ter uma inspiração não está limitado a desejar alcançar o cargo dessa pessoa, mas sim admirar toda a sua jornada para chegar onde está hoje. Foque no caminho!

14 – Desenvolva afinidade com testes

É bem comum que os processos de recrutamento na área de TI tenham testes para verificar as habilidades do profissional. Portanto, treine para não se sentir intimidado na hora de mostrar os seus talentos.

15 – Construa uma rede de contatos

Busque conhecer profissionais de TI e construa relações com eles. Essas conexões não vão te ajudar apenas a se desenvolver mais rápido, mas também vão abrir oportunidades únicas para você ingressar na nova área do mercado de trabalho.

E aí, você acha que a transição para a área de TI pode ser uma boa para a sua carreira? Aproveite que está por aqui e leia sobre a importância de se qualificar para buscar novas oportunidades no mercado.

Fonte: TecMundo

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Últimas Notícias

ArabicChinese (Traditional)EnglishItalianJapanesePortugueseRussianSpanish