16 previsões de tecnologia ainda para 2022

Acredita-se que o conhecido ditado “a única constante é a mudança” originou-se com o filósofo grego Heráclito. Embora essa afirmação possa ter séculos de idade, poderia facilmente ter sido cunhada para descrever a indústria de tecnologia. E entre as tecnologias que em breve poderão estar passando por mudanças revolucionárias está o elemento que a maioria de nós usa todos os dias: a Web.

Da tecnologia Web3 e blockchain dando mais poder aos usuários, a novas maneiras de explorar e “experimentar” bens e serviços, a um crescente foco governamental na proteção dos dados dos consumidores, as maneiras como navegamos, compramos e interagimos na Web podem em breve parecer muito diferentes .

Abaixo, 16 especialistas discutem as principais tendências que eles veem chegando à Web nos próximos dois anos e por que elas serão tão impactantes.

1. Serviços altamente personalizados em todos os canais
Os consumidores esperam cada vez mais que os serviços na Web e no celular sejam mais do que apenas uma bela fachada para um negócio tradicional. Eles esperam um mundo personalizado e conectado, onde todos os canais forneçam atendimento em tempo real, de forma inteligente e personalizada. Isso impacta enormemente as operações, pois negócios complexos devem romper com o status quo e evoluir para ter uma pilha de tecnologia de ponta a ponta totalmente operacionalizada que atenda à demanda do consumidor.

2. O Metaverso
No próximo ano, vemos o metaverso sendo lindamente entrelaçado nos tecidos centrais da Web. Tanto as empresas quanto as plataformas focadas na comunidade, como as mídias sociais, procurarão explorar a melhoria da experiência do usuário, criando maneiras mais imersivas e experimentais para que os usuários entendam e interajam com a proposta de valor que fornecem.

3. Web3
À medida que a tecnologia descentralizada, como o blockchain, chega ao poder, a infraestrutura da Internet, Web3, será administrada por construtores e usuários, em vez de “guardiões”, como os mecanismos de busca e plataformas sociais que controlam amplamente a Web hoje. Essa mudança mudará a forma como os dados são mantidos – de consumidores que oferecem seus dados para acesso a serviços, como fazemos hoje, para serviços que oferecem proteção de dados.

4. Blockchain
Algumas mudanças estão chegando, mas a principal delas é a tecnologia blockchain. À medida que o mundo se move para a democratização granular habilitada pela tecnologia, o blockchain é um facilitador fundamental, dando poder ao usuário final sem ajuda intermediária. E esse poder pode ser usado não apenas para transações financeiras, mas para quaisquer transações – permite que sejam realizadas de forma discreta, proporcionando ao usuário privacidade, confidencialidade e controle sobre seus dados e seus usos a todo momento.

5. Ferramentas aprimoradas de comparação de preços
Com a inflação galopante em todo o mundo em quase todas as categorias de produtos, vejo mais consumidores comparando compras. Essa é uma afirmação óbvia, mas levará a calculadoras de comparação e tecnologia mais robustas em sites que normalmente não fornecem esses serviços. As comparações não serão apenas com outros produtos da mesma marca; os usuários também poderão comparar variáveis como realização de carreira ou vida. Quanto valorizo meu tempo? Este produto proporciona alegria e felicidade?

6. Microtransações para acessar o conteúdo
Vejo uma tendência para mais microtransações. A Web está muito isolada no momento e quase ninguém pode pagar várias assinaturas de conteúdo de qualidade por trás de paywalls, boletins informativos pagos e assim por diante. A evolução para conteúdo pequeno, no qual você pagará pelo artigo que deseja ler ou pelo vídeo que deseja assistir via micropagamento (provavelmente em cima de trilhos de criptografia), desbloqueará conteúdo de qualidade para as massas.

7. Novas Estratégias de Personalização
À medida que testemunhamos o fim do cookie de terceiros, é evidente que uma nova e aprimorada estratégia de personalização terá que substituí-lo. Assim, veremos novas estratégias para personalização online – especialmente no comércio eletrônico – ganhando força este ano, pois as empresas pretendem priorizar coisas como ações no local e preferências demonstradas em tempo real, em vez de dados demográficos.

8. Conteúdo gerado por IA
Uma tendência será usar a inteligência artificial para criar conteúdo da Web personalizado para o cliente individual. Das compras ao suporte, esse conteúdo da Web gerado por IA criará uma experiência semelhante a ter um concierge pessoal. Além disso, essa tendência impulsionará o crescimento de chatbots e assistentes de voz com inteligência artificial, evoluindo a Web para interações mais conversacionais, em vez de apontar e clicar.

9. Software ‘modificável’
O software “modificável” é uma tendência crescente. Na indústria de jogos, os desenvolvedores têm estruturas de software – MODs – que permitem adicionar jogadores, níveis e mundos aos seus jogos favoritos. Os MODs também estão chegando ao software empresarial baseado em nuvem. Uma estrutura MOD baseada na Web desbloqueia, por exemplo, a capacidade de injetar milhares de modelos de IA pré-criados e componentes visuais D3 em aplicativos populares, como ferramentas de inteligência de negócios.

10. Mercados Prescritivos
Os marketplaces se tornarão prescritivos. Os sites coletam e compartilham enormes quantidades de informações e têm a inteligência para personalizar como eles interagem com você com base nesses dados. Longe vão os dias em que você tinha que identificar o que queria e descobrir onde obtê-lo. Em vez disso, um bot (no seu computador, telefone ou carro) antecipará suas necessidades, notificará você e explicará como abordá-las.

11. Criação de ‘Significado’
A infraestrutura e os padrões da indústria da Web3, particularmente o metaverso, estão começando a se solidificar. À medida que o mercado amadurece de seu estágio de “corrida do ouro”, veremos uma mudança da criação imediata de riqueza para a criação de “significado”. Espere ver mais marcas construindo experiências de metaverso com curadoria destinadas a humanizar o tempo que o público passa online.

12. Visualização 3D
A visualização 3D está se tornando a maior tendência no mundo da Web. À medida que a Web se torna mais acessível, os usuários passam mais tempo online. No entanto, eles exigem imersão—conteúdo 3D—para obter uma percepção profunda. Serviços como Unity, PlayCanvas e PixiJS farão isso acontecer. Com eles, você pode criar gráficos 3D fantásticos, transformando um site em um mundo totalmente digital onde tudo é possível.

13. Autenticação sem senha
Espero que a World Wide Web se torne muito mais segura. Os compromissos do Google, Microsoft e Apple para oferecer suporte ao padrão FIDO em 2023 acelerarão a disponibilidade da autenticação sem senha e o tornarão o padrão moderno. E então os problemas de gerenciamento de senhas, senhas fracas, phishing de credenciais e todos os tipos de violações baseadas em senhas se tornarão história.

14. Gamificação
A gamificação provavelmente dará um salto gigante em todos os gêneros de sites, já que as marcas estão desesperadas e estão tentando meios inovadores para se envolver melhor com seus clientes. Aqueles no modo de recuperação serão forçados a adotar princípios básicos, como metas e recompensas, tabelas de classificação e assim por diante, enquanto os líderes começarão a forjar alianças de gamificação seguras, não comerciais, centradas no usuário e entre sites com recompensas independentes do site.

15. Mais regulamentos de privacidade de dados do consumidor
Mais estados promulgarão proteções de privacidade de dados do consumidor. O Regulamento Geral de Proteção de Dados da Europa e a Lei de Privacidade do Consumidor da Califórnia continuam abrindo caminho para práticas mais amplas de privacidade de dados do consumidor, mas a operação virtual continuará a acelerar a demanda por essas proteções. Os consumidores querem saber que sua privacidade está sendo protegida enquanto usam serviços digitais, especialmente agora que a maioria está operando digitalmente.

16. Maior conscientização sobre acessibilidade
A julgar pelo que está nas listas de desejos de nossos clientes, a conscientização sobre acessibilidade continuará a crescer, especialmente se estivermos falando sobre o setor público e outros setores altamente regulamentados. Garantir que profissionais com deficiência tenham acesso igual a soluções tecnológicas modernas é um pré-requisito importante para construir um local de trabalho inclusivo, acolhedor e compatível.

Fonte: FORBES

Compartilhar

Últimas Notícias