O Brasil está entre os líderes de encomendas de carros voadores no mundo. É o terceiro maior mercado, atrás apenas de Estados Unidos e China, segundo o levantamento da consultoria de negócios aéreos MundoGEO.
O setor de carros voadores espera conseguir ainda este ano as licenças aeronáuticas para operar aqui no país.
Apesar disso, a tendência é a Agência Nacional de Aviação Civil liberar as autorizações só em 2026.
A CBN acompanha a primeira feira da América Latina dedicada exclusivamente aos “carros voadores”, como são popularmente conhecidos os veículos elétricos de decolagem e pouso vertical, os EVTOLS.
A Expo EVTOLs acontece na capital paulista com representantes das grandes empresas do setor, como a Embraer, além de integrantes da ANAC.
O CEO da MundoGEO, Emerson Graneman, afirmou que a expectativa do setor é começar a voar no país até 2026. O mercado deve começar mais restrito até se tornar mais acessível para a população, por volta de 2028 ou 2030:
“A maior frota de helicópteros numa cidade é São Paulo e os EVTOLs, aos poucos, eles vão não substituir, mas eles vão ser uma opção que vai ser mais numeroso, vai ser mais barato voar. O Brasil já tem cerca de 780 encomendas feitas pela Gol, pela Azul e por outras incorporadoras menores. Mas a Gol e a Azul são os principais compradores que estão planejando usar, por exemplo, São Paulo-Campinas, São Paulo-São José dos Campos, ligar Congonhas com Guarulhos.”
A Eve, startup da Embraer, lidera as encomendas globais, segundo o mapeamento da MundoGEO. Já foram solicitados mais de 2900 unidades.
O projeto de carro voador da empresa têm capacidade para quatro passageiros e um piloto, com autonomia de até 100km.
A empresa é a que está com o processo mais avançado na ANAC.
‘Ônibus voador usado no transporte público ainda está distante para o Brasil’
Apesar de muitos projetos inovadores, um ônibus voador no transporte público brasileiro ainda está distante.
A avaliação é do José Carlos Mas, CSO da Vertical Connect, uma empresa nacional de carros voadores.
“Tem projeto chinês de um ônibus gigante que não é protótipo, ele já existe e já voa. Para o Brasil, para a realidade do Brasil, eu acho bem distante, porque a infraestrutura das cidades é totalmente modificada, então, isso é um projeto muito longo. Não dá para usar todos os helipontos. São Paulo tem milhões de helipontos, mas dependendo do lugar, não dá. Por exemplo, vamos lá na Barra Funda, pousaria onde?”
Carros voadores para o agronegócio
Um dos modelos de carros voadores da Vertical Connect, o Genesis Agro, voltado para o agronegócio, deve começar a voar ainda este ano. Como o modelo não transporta humanos, apenas é usado para pulverização de plantações, a autorização é mais rápida da ANAC.
A empresa já tem 16 intenções de compra do modelo, que custa R$ 1 milhão. Eles vão começar a vender de fato em junho e esperam conseguir a autorização para voo da ANAC até julho. Esse eVTOL é diferente de um drone. Por conta da capacidade, ele consegue transportar até 400 litros de produto que será pulverizado e tem um sistema de voo diferente.
Fonte: CBN/Globo.