Cada vez mais o mercado de trabalho vem demandando um conhecimento maior em tecnologia. A economia digital no País vem se diversificando rapidamente já que, agora, todo tipo de negócio demanda uma habilidade voltada à inovação. E foi justamente pensando na importância de cada vez mais preparar pessoas das mais variadas áreas para um mercado em constante mudança que a CESAR School, escola do centro de inovação CESAR, anuncia nove novas especializações, sendo quatro delas inéditas: Direito Digital, Escrita Criativa, Design de Conteúdo e Cibersegurança.
A escola tem um alto índice de aprovação e sucesso com seus alunos: dados de pesquisa aplicada em 2022 com estudantes das Especializações, Mestrados e Doutorado da CESAR School apontam que 71,5% deles consideram ter atingido seu objetivo após o ingresso na especialização e mais de 55% tiveram progresso profissional.
As inscrições podem ser feitas até 11 de setembro. As aulas são híbridas, sendo remotas e em período noturno, com 18 meses de duração e carga total de 360 horas. Todas as informações podem ser vistas acessando a página das Especializações da CESAR School.
“As especializações que oferecemos na CESAR School são excelentes oportunidades para que o público aprofunde e aperfeiçoe seus conhecimentos na área de maior interesse, através de um modelo de aprendizagem prático e inovador com foco no desenvolvimento de competências de alta demanda no mercado de trabalho”, diz Victor Hugo D’Albuquerque, Diretor Executivo da CESAR School. “Estamos muito felizes em anunciar a nossa entrada nas áreas de Direito, Escrita, Design de Conteúdo e Cibersegurança nos cursos de especialização. Temos certeza que iremos contribuir muito com a formação dos profissionais destes setores também”, comenta.
Saiba mais sobre alguns dos nove cursos da School:
Direito Digital e Novas Tecnologias
Reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), o curso foi desenhado para advogados(as) recém-formados(as) e profissionais do Direito que já atuam ou desejam atuar na área de Direito Digital; profissionais do setor mais experientes que enxergam o direito digital como uma nova área de atuação; e servidores públicos que tenham interesse de modo amplo na área de Direito, Tecnologia e Inovação.
Com o objetivo de lidar com os aspectos jurídicos da tecnologia e suas implicações em negócios e inovação, o Direito Digital surge para atender a uma variedade de temas, como privacidade, segurança, propriedade intelectual, contratos digitais, moderação de conteúdo, crimes cibernéticos, entre outros.
O curso é uma co-realização com a OAB (Organização dos Advogados do Brasil) Pernambuco e a ESA-PE, braço educacional da OAB-PE. Os estudantes desenvolverão um conhecimento aprofundado das leis e regulamentos relacionados à proteção de dados pessoais; entendimento abrangente dos aspectos legais relacionados a crimes cibernéticos; conhecimento sobre aspectos tributários relacionados a atividades digitais como tributação de softwares, criptoativos, dentre outros; além de aptidão para lidar com os aspectos societários envolvendo empresas de tecnologia.
“O objetivo do Direito Digital é atender a uma variedade de temas, seus aspectos jurídicos e implicações nos negócios, como privacidade, segurança, propriedade intelectual, contratos digitais, moderação de conteúdo, crimes cibernéticos e outros”, diz o Diretor Executivo da School.
Escrita Criativa
Outra oferta inédita que a CESAR School traz é no universo da escrita: o curso Escrita Criativa busca ajudar o público a dominar as melhores práticas e ferramentas da escrita, seja com objetivo literário ou mais mercadológico. Reconhecido pelo MEC, ele é focado em profissionais que atuem, tenham interesse em atuar ou trabalhar com literatura, em suas variadas manifestações; profissionais com interesse em desenvolver obras autorais em escrita criativa; pessoas que já escreveram obras literárias, mas querem se atualizar ou aprender a logística para lançar seus livros; e qualquer profissional, seja ele de qual área for, que deseje escrever melhor e de forma mais criativa, expandindo o seu repertório intelectual e literário.
Alunos aprenderão a compreender, em termos teóricos básicos, o que é a literatura e as suas diversas formas de manifestação; a dominar os princípios de produção literária, diretamente com nomes premiados e reconhecidos no cenário literário brasileiro, estando aptos a eleger qual ou quais dos gêneros literários expostos se adequam) melhor à sua própria pulsão criativa; produzir textos no formato de conto, crônica, prosa poética, ficção e não-ficção, além de realizarem pesquisas direcionadas ao seu conteúdo literário; buscar os melhores caminhos de edição e publicação de suas obras, com conhecimento de mercado, técnicas e práticas do cenário editorial brasileiro contemporâneo, entendendo os meios de marketing literário e as tendências contemporâneas.
Design de Conteúdo
“Vale dizer que o público do curso de Escrita Criativa pode se interessar também pelo curso de Design de Conteúdo, que visa ajudar os profissionais a ampliarem seus processos criativos e a dominarem as melhores práticas do design para criar conteúdos digitais”, comenta Victor Hugo D’Albuquerque.
Dentre os pilares de ensino das aulas, estão: desenvolvimento de estratégias de comunicação de acordo com objetivos de um projeto ou iniciativa; compreensão de como aplicar ferramentas de design em contextos de comunicação; criação e/ou direcionamento desta a conteúdos adequados a estratégias de comunicação; entendimento das relações entre arte, comunicação e design e suas possibilidades práticas.
Também reconhecido pelo MEC, ele foi pensado para profissionais de comunicação, artistas, designers, trabalhadores e gestores de organizações ligadas às indústrias criativas interessados em aprofundar e atualizar seus conhecimentos na área de criação, produção e gestão de conteúdos de comunicação e design. Outro perfil que pode se interessar são pessoas que trabalham em marketing e que tenham atuação em processos de tomada de decisões em planejamentos e entregáveis de comunicação.
Cibersegurança
Um curso focado em ajudar os profissionais a desenvolverem habilidades essenciais para identificar e enfrentar ameaças cibernéticas, garantindo a segurança dos dados online. Dentre os pilares ensinados estão: identificar e propor soluções para problemas clássicos de segurança de aplicações; adoção de práticas de segurança aplicáveis ao ciclo de desenvolvimento de software; além de estruturar práticas e abordagens para defesa de ameaças.
“Ambientes virtuais e tecnológicos trazem riscos inestimáveis para as organizações e pessoas, como desvio de dinheiro, sequestro de dados e exposição de informações de privacidade. A temática da Cibersegurança é uma das que mais cresce em todo o mundo, reforçando a relevância das empresas e profissionais se prepararem para esse contexto. Porém, o Brasil ainda possui um grande déficit de profissionais: faltam 441 mil profissionais do segmento. A CESAR School quer ajudar a reduzir este gap”, comenta o Diretor executivo da escola.
Sobre a CESAR School
A CESAR School é a escola de liderança e inovação do CESAR. Criada em 2007, tem como objetivo desenvolver e formar profissionais capazes de transformar os ambientes e as empresas onde atuam, para fomentar, planejar, implementar e executar projetos e ações que promovam mudanças relevantes e de impacto para a sociedade. O centro de ensino faz parte do Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos e de inovação do Brasil, com mais de 350 empresas, localizado no Recife. Uma oportunidade única de se conectar com centenas de profissionais e entidades de todo o país.
Com abordagem centrada no ser humano e suas relações, são utilizadas metodologias ativas para a resolução de problemas complexos que estimulam a criatividade, o protagonismo, o trabalho em equipe, a liderança, a empatia e o autoempreendedorismo. Essas abordagens unidas a um ecossistema de tecnologia e inovação proporcionam uma experiência de aprendizagem singular e significativa.