Nesse artigo você vai entender melhor o que é o 5G, como ele funciona e qual sua importância dentro da cadeia de suprimentos.
ANTES DE TUDO, O QUE É 5G?
Sendo desenvolvida desde 2008, a tecnologia compõe a quinta geração de redes móveis e promete maior segurança, maior velocidade e menor latência, criando um alto nível de interatividade entre dispositivos e equipamentos – ou seja, deixando tudo mais conectado e “inteligente”.
Uma das principais diferenças entre o 5G e as outras gerações de rede (4G por exemplo), está relacionado ao fato de que o foco do 5G está na comunicação máquina-máquina e na Internet Industrial das Coisas (IIoT).
Isso significa que o 5G suporta uma comunicação com um nível de confiabilidade sem precedentes e latências muito baixas, além de nos aproximar de um futuro mais ecológico, pois gasta 90% menos energia que o seu antecessor.
O 5G permitirá mais conexões ao mesmo tempo e, com isso, um número maior de transferências de dados em tempo mínimo. Devido à sua baixa latência, o tempo de comunicação entre um servidor e outro é reduzido expressivamente.
QUE BENEFÍCIOS ISSO TRARÁ PARA A INDÚSTRIA?
Com a chegada da IIoT (Internet Industrial das Coisas), mais equipamentos estarão conectados e interagindo uns com os outros, fazendo com que as redes 5G funcionem como um facilitador da automação e robotização, além de aprimorar a performance de tempo de resposta em aplicações como veículos autônomos (AGV e AMR), computação de borda, aprendizado de máquina, gêmeo digital, entre outras.
Graças ao 5G, sua rapidez na transmissão de dados e maior capacidade de conexão de dispositivos simultâneos, o setor industrial pode se beneficiar de processos cada vez mais integrados, que resultarão em maior eficácia e eficiência na obtenção de dados para auxiliar na tomada de decisões complexas.
As soluções de comunicações baseadas em redes 5G privativas de nível industrial oferecem possibilidades inimagináveis para os casos de uso da Indústria 4.0.
Os casos de uso variam desde controle remoto de máquina à robótica em nuvem, automação de processos, manutenção preditiva de ativos, veículos assistidos/autônomos e monitoramento de CFTV – tudo em uma única infraestrutura de rede.
VANTAGENS DO 5G PARA O SUPPLY CHAIN:
O setor de Supply Chain já tem usufruído das tecnologias para otimizar seus processos e com o 5G não é diferente. Por meio dessa capacidade de melhorar a relação de conexão, dentro do setor logístico será possível um melhor monitoramento, previsibilidade e controle descentralizado.
Na prática os sensores inteligentes estarão presentes nos equipamentos, máquinas e mercadorias de empresas sendo possível um melhor monitoramento dos produtos em suas etapas, rastreamento de cargas, e em todos os processos que o produto passará.
Toda essa massa de dados e estes dispositivos conectados permitirá ter visibilidade em tempo real de toda a cadeia de suprimentos como nunca.
Confira algumas das possibilidades de aplicação do 5G na cadeia de suprimentos:
- 1. Maior rastreamento
Com a melhoria advinda do 5G, ficará bem mais fácil e acessível acompanhar todos os produtos em tempo real, assim como as condições climáticas, ações de carga e descarga e muito mais. Etiquetas de papel para a expedição e recebimento poderão ser trocadas por etiquetas RFID e cartões RFID apagáveis de Frequência Ultra-Alta (UHF) tornando possível a visualização em tempo real de todo o processo logístico.
Desde a pesagem, transações de entrada e saída, escaneamento de prateleiras camada por camada, comparação de locais de armazenamento e identificação de materiais desembalados.
- 2. Velocidade e garantia na transmissão de dados
Devido a alta velocidade, alertas serão enviados mais rapidamente por meio de dispositivos e sistemas conectados. Isso significa que a implementação de wearables industriais e o uso de celulares e tablets na operação, ou dispositivos que tenham comando de voz, poderão trazer informações de localização de itens nas prateleiras e ajudar os colaboradores nas tarefas de coleta. O 5G surge para garantir que os dispositivos estejam conectados o tempo todo e que quando o operador se movimentar de uma área de cobertura para outra não haja queda de sinal.
- 3. Novos padrões de entrega
Será possível a implementação de entregas mais rápidas, ágeis e seguras com o uso de drones e a rastreabilidade de coletas será integrada por meio da rede sem riscos de queda de sinal. Atualizações de toda a movimentação no transporte por rodovias, ferrovias, portos e oceanos serão possíveis por meio de veículos rastreados.
Estes são alguns exemplos das várias aplicabilidades e possibilidades que o 5G trará para a Indústria e principalmente para as operações logísticas industriais. Embora essa tecnologia seja recente, algumas aplicações já estão sendo testadas e implementadas em fábricas do Brasil revelando grandes potenciais por meio da conectividade 5G.
A atuação do INDT está sendo pioneira e vem crescendo de forma significativa por meio de iniciativas e projetos vinculados à rede 5G em Manaus e em outras regiões do Brasil. A parceria recente, firmada entre a Instituição e a empresa Nokia, tem apoiado a implantação de redes privativas em indústrias da região Norte resultando em cases importantes de referência sobre a tecnologia.
Veja quais são os projetos que já estão em andamento em algumas empresas da região e aproveite para descobrir sobre como implementar uma rede privativa 5G em uma indústria acessando o Paper Technology do INDT.
*Com informações do INDT