Foto: Divulgação

Empresa quer revolucionar indústria da soldagem com máquina “made in Amazonas”

Uma máquina desenvolvida no Amazonas ganha destaque no setor de soldagem no Brasil e no mundo. Única no país e criada por uma empresa de Manaus, a máquina de soldagem foi apresentada nesta semana em uma feira internacional na Alemanha, onde surpreendeu por sua segurança e automação, ao oferecer uma solução limpa e sustentável para a indústria.

O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do projeto, Eduardo Devens do Nascimento, estudante finalista de Engenharia Mecânica, conta que o processo de desenvolvimentoj da máquina levou três anos. O sistema foi desenvolvido pela Integral, uma empresa de Manaus que atua principalmente na automação de processos para as indústrias. No Brasil, segundo ele, a empresa é considerada a única fabricante de máquinas de solda automáticas.

“O início desse desenvolvimento veio quando descobrimos a tecnologia através de uma feira internacional. Existem apenas três empresas no mundo que fabricam esse tipo de máquina de solda a hidrogênio: uma italiana, outra francesa e uma chinesa. Fizemos contatos para tentar uma parceria e colocar o produto deles no Brasil, porém, quando descobriam que somos fabricantes de máquinas, eles desistiam”, comentou Eduardo.

O diretor do projeto afirma que essa negativa das empresas internacionais em formar uma parceria incentivou a empresa brasileira a desenvolver sua própria tecnologia. O resultado, segundo ele, é um produto de nível mundial, com patente registrada, capaz de gerar oxigênio e hidrogênio de forma limpa.

Segundo Eduardo, a máquina utiliza o hidrogênio e o oxigênio gerados a partir da eletrólise da água, um processo que não emite carbono. “Um processo totalmente limpo e sustentável, onde a chama produzida gera zero carbono em sua combustão; o resultado volta a ser água”, explica.

“Com essa tecnologia, podemos substituir os gases combustíveis que emitem monóxido e dióxido de carbono. A chama produzida pela nossa máquina atinge até 3.600°C e é altamente eficaz para processos de brasagem. Podemos zerar o carbono produzido pelas indústrias se avançarmos com nossos desenvolvimentos e planos para o futuro”, projetou.

O lançamento global da tecnologia aconteceu nesta semana, durante uma feira em Nuremberg, na Alemanha. “Um sucesso total. O feedback recebido foi que nós temos o melhor produto, principalmente pela segurança e automação do processo, item primordial da nossa patente”, ressaltou Eduardo, destacando que essa tecnologia pode futuramente substituir os gases combustíveis que emitem carbono em indústrias de todo o país, trazendo impactos positivos para o meio ambiente e a economia.

Eduardo ressalta ainda que a máquina de solda HG-7000, como foi nomeada, é mais eficiente, sustentável e oferece economia significativa, eliminando a necessidade de combustíveis fósseis e reduzindo os custos operacionais a longo prazo. Além disso, ela é capaz de melhorar o ambiente industrial por substituir os gases nocivos e poluentes.

Agora, o foco da empresa criadora da máquina de soldagem é expandir essa tecnologia no Polo Industrial de Manaus, com o desenvolvimento de novos produtos da linha. Eduardo adianta que a equipe já planeja a criação de dois novos equipamentos para soldas manuais e uma linha dedicada a processos automáticos.

“Durante a última feira na Alemanha, recebemos um feedback muito valioso dos clientes que nos visitaram e puderam ver o funcionamento da máquina ao vivo. Além disso, fechamos uma parceria de distribuição com a empresa francesa Sobracore, que nos dará maior visibilidade no mercado europeu”, destacou.

Após o sucesso da máquina desenvolvida 100% em Manaus, a equipe responsável afirma que pretende continuar marcando presença em feiras nacionais e internacionais para mostrar com orgulho ao mercado que “os brasileiros instalados em Manaus desenvolveram uma máquina de solda muito mais tecnológica, eficiente e sustentável que seus concorrentes europeus, reforçando o compromisso com a inovação e o meio ambiente”.

Fonte: A Crítica.

Compartilhar

Últimas Notícias