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IA lidera como tecnologia entre startups na América Latina

Pesquisa indica a inteligência artificial (IA) como tecnologia de destaque na América Latina.

Assim, estudo realizado pelo Distrito aponta a IA como a tecnologia com maior representatividade entre os players da indústria de inovação.

Dessa forma, no total, 1.005 startups foram mapeadas na região.

Os dados integram o Emerging Tech Report 2024, pesquisa lançada no evento CIO Emerging Tech Summit 2024.

Entre as outras ferramentas analisadas no material que impactam as corporações estão a realidade simulada, robótica, baterias, IoT (internet das coisas), 5G e visão computacional avançada. Também estão na lista o digital trust, edge computing, blockchain, metaverso, genômica, digital twins, impressão 3D, biomateriais, proteínas alternativas, agricultura regenerativa, dataficação e novos tipos de materiais avançados.

Experiência do cliente

“A partir do fornecimento de informações personalizadas e relevantes sobre produtos e serviços na hora certa, as tecnologias apontadas no report podem ser utilizadas para melhorar a experiência do cliente”, destaca Daniel Peralles, chief technology officer da V4 Company

Além disso, o executivo menciona o oferecimento de experiências imersivas que auxiliam o cliente a se conectar emocionalmente com o produto ou serviço. A criação de comunidades online também podem permitam interações com outros consumidores, para obter feedback e recomendações.

Assim, das 2.252 startups do segmento de tecnologias emergentes ativas na América Latina apresentadas na pesquisa, 71,85% estão no Brasil.  Seguidas pelo México e Argentina, com 7,8% e 6,1%, respectivamente.

Portanto, essas tecnologias são aplicadas em diferentes setores do ecossistema de inovação brasileiro.

A DeepTech lidera com 14,3% das soluções desenvolvidas pelas startups mapeadas, seguida por MarTech (10,3%), FinTech (9,7%) e HealthTech (8,3%).

Protagonismo nas startups latino-americanas

Dessa forma, a IA lidera o ranking de tecnologia usada nas startups da região, com investimentos de US$ 196,6 bilhões em 2023 na América Latina.

Isso se traduz em taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 36,6% entre 2024 e 2030.

O CTO da V4 Company esclarece que a IA lidera por transformar negócios e indústrias, tornando-os mais escaláveis, eficientes e competitivos. “A IA tem grande impacto na análise de dados em escala e na automação de tarefas, ajudando impulsionar a inovação e a criatividade”, diz.

O profissional reforça que a IA revoluciona o marketing digital, auxiliando empresas a definir estratégias mais eficazes com base em dados de audiência e engajamento.

“A personalização de campanhas e a otimização de equipes estão mais frequentes, permitindo que os profissionais se concentrem em atividades mais críticas e criativas”, completa.

Experiências personalizadas

As empresas e startups recorrem à tecnologia principalmente para criar experiências mais personalizadas para seus clientes e oferecer suporte e agilidade em tarefas rotineiras.

Como estratégias de marketing adotadas, Peralles cita o uso de algoritmos de aprendizado automático para desenvolver conteúdo personalizado e eficaz; redes neurais para melhorar a detecção de padrões de comportamento nos dados de clientes; e desenvolvimento de chatbots mais inteligentes para atender às necessidades dos clientes de forma contextualizada.

Victor Harano, gerente de research do Distrito, atribui a queda nos investimentos em startups de IA entre 2021 e 2024 ao ajuste pós-alta de 2021.

Assim, O entusiasmo por tecnologias emergentes e a busca por novas oportunidades pós-pandemia marcaram o momento.

“A partir de 2022, houve retração significativa nos investimentos, atribuída à fase de reavaliação do mercado, onde os investidores se tornaram mais cautelosos e seletivos, adaptando-se às novas realidades econômicas pós-pandemia”, ressalta Harano.

Dessa forma, o cenário resultou em desaceleração mais acentuada no ano de 2023, “além da influência de fatores econômicos globais, como inflação, mudanças nas políticas monetárias e tensões geopolíticas, que afetaram a disposição dos investidores em assumir riscos”, acrescenta.

Ainda, o gerente de research da plataforma observa que novas startups investem em potenciais de mercado na IA ainda não explorados. Por isso, o volume caiu como um todo.

Próximos passos da GenAI

A pesquisa do Distrito indica como possíveis tendências da IA generativa (GenAI) a democratização da tecnologia, tornando as soluções mais acessíveis e personalizadas; o surgimento de vulnerabilidades, necessitando evolução na segurança cibernética; a proliferação de deepfakes e necessidade de regulamentação e conscientização pública; e o uso de técnicas como LoRA e quantização para facilitar a criação de modelos de IA customizados.

Contudo, sobre os impactos sociais, o material mostra a transformação do ambiente de trabalho, com automatização de tarefas repetitivas e surgimento de novos empregos e indústrias.

Também cita o desenvolvimento de leis abrangentes, especialmente na União Europeia, e crescente conscientização sobre a ética no uso de IA.

Fonte: Meio e Mensagem.

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