Internet 5G aumenta o consumo da bateria do celular? Tire dúvidas sobre a nova tecnologia

Em Vitória, o 5G já está disponível em 42 bairros. A nova tecnologia promete otimizar o consumo de conteúdo na internet

A quinta geração da internet começou a funcionar em Vitória no mês de agosto. A rede também foi ativada no Rio de Janeiro (RJ), Palmas (TO) e  Florianópolis (SC). Atualmente, 12 capitais do país já contam com a tecnologia.

Nas redes sociais, alguns internautas têm levantados algumas dúvidas sobre a internet 5G. A principal delas está relacionada ao consumo de bateria do celular. os usuários afirmam que perceberam que a bateria tem descarregado mais rápido com a nova conexão. Veja a repercussão:

Afinal, o 5G consome mais energia?

Folha Vitória foi em busca de respostas para entender a relação entre a nova geração da internet disponível em algumas regiões e o consumo de energia.

O especialista em tecnologia e responsável pelo blog Folha Digital, Jackson Galvani, explica que, ao contrário da percepção das pessoas, o 5G promete consumir menos energia do que as atuais redes móveis em operação no país, como o 4G e o 3G.

“Ironicamente, o 5G promete consumir menos energia do que as redes móveis. A eficiência de componentes que suportam a quinta geração de conectividade sem fio deve ajudar a economizar bateria, pois tudo, teoricamente, vai rodar muito mais rápido em um tempo muito menor”, disse.

LEIA TAMBÉM: 5G é ativado em Vitória: veja se o seu celular pode usar a tecnologia

No entanto, Jackson explica a baixa cobertura da nova geração da internet em algumas cidades pode influenciar no consumo de energia e, consequentemente, a bateria deve acabar mais rápido. Isso acontece porque os aparelhos precisam procurar o melhor sinal, seja 5G ou 4G.

“Devido à quantidade ainda muito limitada de antenas operando na frequência do 5G, em comparação com a vasta rede 4G, os aparelhos estão sempre a procura do melhor sinal de conexão. Dessa forma, quando os celulares estão em uma zona de baixa cobertura ou completamente fora dela, eles tendem a gastar mais energia ao buscar por uma rede, independente do uso da conexão”, detalhou.

LEIA TAMBÉM: Anatel aprova mais 60 dias de prazo para ativação do 5G em 15 capitais

Por isso, atualmente, o uso do 5G resulta no maior consumo de energia do dispositivo que tem sido observado pelos usuários.

Em Vitória, o 5G já está disponível em 42 bairros. A nova tecnologia promete otimizar o consumo de conteúdo na internet

“Com uma internet mais rápida e um possível plano de dados ilimitados, as pessoas estão explorando ainda mais o uso de smartphones. Como por exemplo, assistindo a mais vídeos, filmes, séries, ou ouvindo músicas. Contribuindo para um consumo ainda maior de bateria”, complementa Jackson.

Veja a cobertura das operadoras em Vitória

TIM

Andorinhas
Barro Vermelho
Centro
Consolação
Cruzamento
Bairro da Penha
Enseada Do Suá
Fonte Grande
Forte São João
Fradinhos
Gurigica
Horto
Ilha De Santa Maria
Ilha Do Boi
Ilha Do Frade
Ilha Do Príncipe
Itararé
Jardim Da Penha
Joana D’Arc
Jucutuquara
Mário Cypreste
Mata Da Praia
Monte Belo
Nazareth
Parque Moscoso
Piedade
Pontal De Camburí
Praia Do Canto
Praia Do Suá
Romão
Santa Cecília
Santa Clara
Santa Helena
Santa Lúcia
Santa Luíza
Santos Dumont
São Benedito
São Cristovão
Tabuazeiro
Vila Rubim

VIVO

Enseada do Suá
Goiabeiras
Jardim Camburí
Jardim da Penha
Mata da Praia
Praia do Canto
Santa Helena
Santa Lúcia

CLARO

Barro Vermelho
Ilha do Boi
Praia do Canto
Santa Lúcia

Fonte: Folha Vitória

Compartilhar

Últimas Notícias