A montadora Iveco firmou uma parceria com o grupo químico BASF para promover a reciclagem de baterias de íon-lítio de seus veículos elétricos. A decisão faz parte da estratégia de economia circular da fabricante automotiva para aumentar a vida útil das baterias e reduzir o seu impacto ambiental geral.
Além disso, visa garantir o cumprimento da política de Responsabilidade Alargada do Produtor, que mantém as empresas responsáveis por todo o ciclo de vida dos produtos que introduzem no mercado, desde a sua concepção até ao fim de vida.
A BASF, que inaugurou recentemente o primeiro centro de produção de materiais de baterias e reciclagem de baterias da Europa, em Schwarzheide, na Alemanha, organizará e gerirá todo o processo, desde a coleta.
Na parte de reciclagem, a companhia processará mecanicamente os componentes até formar uma massa negra, da qual matérias-primas essenciais, como níquel, cobalto e lítio, poderão ser extraídas e recuperadas para uso na fabricação de novas baterias.
“O pensamento do ciclo de vida é uma das nossas prioridades estratégicas de sustentabilidade”, comentou Angela Qu, Chief Supply Chain Officer do Grupo Iveco, em comunicado. “A BASF partilha esta abordagem conosco e a sua ampla rede de recolha de baterias e capacidades de reciclagem na Europa irão nos ajudar a fechar o ciclo das baterias em fim de vida para as novas. Trabalhando em conjunto, permitiremos uma economia circular e reduziremos a nossa pegada de CO2, o que está totalmente alinhado com o compromisso do Grupo de atingir zero emissões líquidas de carbono até 2040.”
Daniel Schönfelder, presidente da Divisão de Catalisadores da BASF, complementou que a parceria é primeira da empresa para reciclar baterias de vans, ônibus e caminhões elétricos e um passo importante para o negócio de reciclagem de baterias expandir as atividades para o espaço dos veículos comerciais.
“Isto nos permitirá fortalecer ainda mais a nossa rede europeia de recolha e fazer mais progressos neste mercado em desenvolvimento. Com as nossas soluções de reciclagem, pretendemos apoiar o mercado europeu para fechar o ciclo e cumprir os ambiciosos requisitos políticos centrados na economia circular do Regulamento de Baterias da União Europeia”, finalizou.
Fonte: Um Só Planeta/Globo.