Buscando diversificar seu portfolio de produtos fabricados no Polo Industrial de Manaus (PIM), a Cal-Comp Indústria e Comércio de Eletrônica e Informática apresentou seu plano para produção de produtos inovadores como estações de abastecimento para carros elétricos e smartphones com leitura de código de barras.
No caso dos smartphones, a Cal-Comp passará a fabricar em Manaus os modelos de uma gigante asiática e terá tecnologia para leitura e identificação de códigos de barras lineares ou bidimensionais de produtos, usados em estabelecimentos comerciais.
Durante reunião na Suframa, foram abordados os passos necessários para a concretização do investimento e potenciais parcerias a serem firmadas para a fabricação desses produtos inovadores no PIM.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou o ambiente de negócios favoráveis da Zona Franca de Manaus.
“A visita dos representantes da Cal-Comp ressalta o interesse de empreendedores já instalados em ampliar seus investimentos para aproveitar as oportunidades oferecidas na região”, explicou o superintendente.
Mais investimentos
Três novos projetos de implantação e expansão de indústrias no PIM (Polo Industrial de Manaus) estão avançados. Nos próximos dois anos, Philco (expansão), Vivo e Moura (implantação) apresentarão novidades em suas indústrias fabris de Manaus.
“A Philco confirmou a instalação de suas linhas de produção de ventiladores e liquificadores, além de um novo sistema de ar-condicionado, uma espécie de mini-central, uma condensadora para três evaporadoras”, afirmou Bosco Saraiva, da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus).
“É assim: em um apartamento de três quartos, você só terá uma máquina, com três evaporadoras, que são as saídas do ar-condicionado. É uma inovação”, disse o superintendente Bosco Saraiva.
“Nós confirmamos também, já está em instalação a Moura aqui em Manaus. O galpão está providenciado e eles estão em processo de instalação”, acrescentou. A Moura fabrica baterias de carro.
“Recebemos na semana passada uma grande marca de celulares, que deu entrada no projeto de licenciamento junto ao Conselho de Administração da Suframa [CAS]”. A empresa é a chinesa Vivo, que de acordo com Saraiva ultrapassou a Samsumg e se tornou a segunda maior fabricante de smartphones na Índia, em janeiro de 2020.
Bosco considera que a Reforma Tributária, aprovada ano passado, incentivou esses novos projetos. Além dessas três novidades, o superitendente tem expectativa de instalação e expansão de outros projetos, para o biênio 2024/2025.
“Nós temos a esperança que vamos receber muitas empresas entre 2024 e 2025. Tudo isso fruto da Reforma Tributária, uma grande vitória alcançada pela nossa bancada em Brasília, sob a coordenação do senador Omar Aziz (PSD)”, disse.
Fonte: Portal Você.