A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) prevê ativar na próxima quinta-feira, dia 6 de outubro, o 5G em Macapá. A tecnologia que promete uma revolução nas telecomunicações já funciona em 22 capitais.
Em julho, a previsão era que a 5ª geração de internet móvel chegaria à capital do Amapá até 29 de setembro. Mas em agosto, o Conselho Diretor da Anatel prorrogou o prazo para usar a faixa de 3,5 GHz para até 28 de outubro em 5 capitais do Norte onde a tecnologia ainda não havia sido ativada: Macapá (AP), Belém (PA), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC).
Brasília foi a 1ª cidade brasileira onde o 5G passou a funcionar, no mês de julho. A tendência é que a tecnologia chegue aos poucos, primeiro nas capitais e grandes cidades, e vá se expandindo ao longo dos anos.
Como faço para acessar o 5G?
É preciso ter um celular compatível com essa tecnologia. Os aparelhos mais novos, em geral, já vêm habilitados. Também é preciso estar na área de cobertura. Neste momento, as operadoras não estão solicitando a troca de chip.
A Anatel listou cerca de 60 modelos homologados até julho (confira aqui a lista). Há aparelhos com preços a partir de R$ 1,3 mil. Com o tempo, a tendência é que todos incorporem a compatibilidade, assim como aconteceu com o 4G.
*Com informações do site G1