A tecnologia na área da saúde tem mudado a forma dos profissionais trabalharem, bem como os pacientes de se tratarem, a fim de dar mais praticidade para ambos.
Essa é uma tendência que segue a atualidade das novas gerações, fazendo com que até aplicativos de celulares se tornem uma ferramenta para contribuir no cuidado com o bem-estar.
Nos dias atuais, até a cirurgia robótica já está sendo feita pelos profissionais da área da saúde.
Apesar da total substituição do humano pela máquina seja inviável no setor, esse meio auxilia o médico a realizar procedimentos extremamente complicados.
Este é um exemplo bem avançado de utilização tecnológica na medicina, mas, já parou para pensar o quanto desse recurso é utilizado em um atendimento médico ou mesmo em um procedimento cirúrgico?
O raio X, por exemplo, que traz diagnósticos por meio de imagem, assim como ultrassonografia e ressonância magnética, já é um grande aliado tecnológico para a rotina profissional.
Afinal, se não fossem por esses aparelhos, seria necessário fazer uma abertura no corpo do paciente para poder observar a condição dos órgãos e avaliar os possíveis problemas, que podem ser confirmados em poucas imagens.
Assim, em uma consulta, aparelhos tecnológicos conseguem observar o sistema nervoso, circulatório, digestivo e respiratório para que haja um acompanhamento.
Conforme há a evolução das tecnologias no mundo todo, a área de saúde também avança em novos métodos, máquinas e procedimentos.
Além dos instrumentos que já foram criados, existem as novas iniciativas na medicina que vêm surgindo conforme o passar dos anos. Confira cinco tendências tecnológicas que ganharam espaço nesse ramo.
Aplicativos
É inegável que o uso dos smartphones já está difundido na sociedade atual em todos os aspectos e, com isso, aplicativos também têm sido recursos essenciais para a área medicinal.
Além dos tradicionais apps para auxiliar e incentivar nos exercícios físicos e melhorar a qualidade de vida, como os de auxílio ao abandono do vício em cigarros, há também os que são utilizados pelos próprios médicos.
Sim, existem aplicativos de suporte para a prática clínica que podem auxiliar informando a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), dados de medicamentos, cálculo de taxas urinárias, ou mesmo em acompanhamentos simples, como de regularidade da menstruação para ginecologistas.
Além disso, marcação de consultas e acompanhamento do número de pacientes em sala de espera são facilitados, bem como todo o histórico do paciente pode ser mais facilmente disponibilizado.
Inteligência artificial
A ciência da computação tornou possível a simulação de ações humanas, como tomada de decisões e raciocínio.
Para a área da saúde, a medicina pode utilizar desse recurso para coleta de informações sobre patologias, análise de padrões de comportamento e adquirir maior facilidade para realizar procedimentos operacionais.
A inteligência artificial, além disso tudo, proporciona aos profissionais da área da saúde que tenham uma base de dados diagnósticos e elaboração de prontuários eletrônicos de modo simplificado.
Procedimentos odontológicos
Na área odontológica, a tecnologia também tem avançado de forma significativa, o que tem atraído cada vez mais pessoas adeptas a procedimentos da saúde e estética bucal, como clareamento dental com moldeira.
Na prática, esse procedimento odontológico consiste em clarear os dentes com a utilização de um molde de silicone composto por um gel de peróxido, que libera oxigênio e remove o pigmento durante o sono.
Contudo, nada impede que esse processo seja complementado com o uso de laser, outro suporte tecnológico. Nesse caso, no entanto, é imprescindível o acompanhamento de um dentista.
Assim como em outras áreas da saúde, a odontologia também utiliza de um procedimento, também bastante comum, para conferir beleza e funcionalidade ao sorriso, como é o caso da prótese sobre implante dentario.
Nesse caso, apesar de ser visto como um tratamento tradicional, ele pode ser compreendido como um grande avanço da área, proporcionando uma mordida mais eficaz e o aumento da autoestima do paciente.
De modo geral, o procedimento tem a metalocerâmica como material mais utilizado e dentre os motivos disso estão características como:
- Ter bons resultados estéticos;
- Reduzir risco de fraturas;
- Melhorar a mastigação;
- Apresentar bom custo-benefício;
- Possibilitar o uso de lentes de contato dentais.
Inclusive, a lente de contato de dente é outro procedimento tecnológico.
Basicamente, o tratamento consiste na colocação de uma peça fina na superfície dental.
É frequentemente usado para correção de imperfeições nos dentes e tem ganhado popularidade, principalmente com pessoas famosas que tem o desejo de fazer uma mudança estética e trazer o aspecto mais “branco” aos dentes.
Outra opção, apesar de ser um procedimento mais antigo, é o uso de aparelho – no qual a tecnologia tem contribuído para a evolução no conserto de dentes tortos.
Por exemplo, o aparelho dental transparente, que alinha os dentes e mantém a harmonia do rosto, ao mesmo tempo que ameniza o impacto estético do paciente, tem trazido bons resultados e conquistado seu espaço no mercado.
Realidade virtual
O avanço na tecnologia da realidade virtual tem a vantagem de não só auxiliar no atendimento ao paciente, principalmente os que têm deficiência visual, mobilidade reduzida ou autismo, mas também pode simular uma cirurgia para o treinamento de profissionais e estudantes.
Por ser um recurso muito avançado, o seu custo também pode ser maior. Mas, pelo avanço rápido do que tem se descoberto na tecnologia, o preço não será um problema a médio prazo.
Desenvolvimento dos equipamentos
Com a rapidez de desenvolvimento tecnológico, os equipamentos médicos também têm se modernizado cada vez mais, dando maior vida útil e reduzindo o consumo de energia dos aparelhos.
Em consultas e exames mais tradicionais a tecnologia também pode ser implementada. Um eletrocardiograma, por exemplo, não precisa mais imprimir páginas com o resultado, encaminhando a informação digitalizada para o computador.
Os próprios termômetros, não ficam mais cinco minutos debaixo do braço para medir a temperatura, fazendo com que em apenas um gesto eles possam apresentar o resultado.
São diversos os desenvolvimentos tecnológicos na área da saúde e a tendência é que cresçam ainda mais. A medicina ganha com praticidade e qualidade de trabalho e os pacientes ganham com resultados mais rápidos e tratamentos mais eficazes.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.