Nos últimos anos, a área de Tecnologia da Informação (TI) ganhou uma posição de destaque, saindo do papel estritamente operacional para se tornar protagonista em diversas indústrias. No entanto, a indústria de alimentos e bebidas ainda está nos estágios iniciais de sua jornada de transformação digital. Diante desse cenário, é essencial acelerar o processo de adaptação tecnológica. E não é necessário grande investimento ou adesão a tecnologias de ponta: a digitalização de alguns processos pode ser o passo inicial.
Os potenciais benefícios da transformação digital na indústria de alimentos e bebidas são vastos, desde o aumento da produtividade até a redução de custos operacionais, passando pela melhoria na qualidade dos produtos. As oportunidades são vastas e podem impulsionar a competitividade das empresas ajudando a reduzir o número sempre alarmante de PMEs que fecham todos os anos no país por motivos variados, entre eles, a difícil adaptação a novas tecnologias e demandas.
Neste contexto, o Brasil tem avançado significativamente em sua maturidade digital, com um crescimento notável nos investimentos em tecnologia não só nas grandes empresas, mas também por parte das Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Tecnologias habilitadoras, como cloud computing e big data, têm desempenhado um papel fundamental nesse progresso, proporcionando às empresas brasileiras acesso simplificado a informações e serviços essenciais para escalar seus negócios.
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Fonte: Food Connection.