(Foto: Pexels)

11 executivas falam sobre o que aprenderam ao conciliar carreira e maternidade

A maioria (58%) das mães ainda é responsável pelos cuidados da família e da casa, mostra a sexta edição do Annual State of Motherhood Report, feito pela plataforma norte-americana de conteúdo para mães Motherly. Crescer na carreira junto da maternidade é um desafio em meio a preocupações com gastos e possíveis crises financeiras. Não é novidade que, segundo o relatório, a saúde mental seja a principal preocupação das mães no mercado de trabalho.

Com uma escassez de políticas de suporte para mães trabalhadoras, elas encontram suporte para trabalhar em redes de apoio e familiares. Entretanto, a sociedade ainda as culpa por deixar suas crianças em casa e sob o cuidado de outras pessoas.

De olho nisso, reunimos 11 mães executivas que compartilharam suas experiências e os desafios entre a carreira e a família. Confira:

Michelle Wadhy, co-fundadora da Fast Escova

Michelle Wadhy, uma das fundadoras da Fast Escova, é empreendedora e mãe. Mesmo sem chances de gestar após ter câncer, ela engravidou. Junto com sua sócia, ela teve a ideia de um negócio de beleza rápido pela dificuldade de conciliar a rotina de empreendedora, mãe e cuidados com a casa. “Muitas vezes abdicamos da nossa própria vida para viver a dos filhos. Foi pensando nisso que surgiu a Fast Escova, um negócio de beleza que não precisa de hora marcada, para mulheres que, assim como eu, precisam conciliar com equilíbrio as diversas tarefas do seu dia”, diz Wadhy.

Camilla Junqueira, diretora geral da Endeavor Brasil

Para Camilla Junqueira, a síndrome do impostor é a grande responsável por barreiras entre a vida profissional e pessoal. “Acho importante a gente não se iludir sobre escolher se desenvolver na carreira e ser mãe. Se queremos tudo, haverá um custo. Minha filha tem dois anos de idade e sempre acho que estou fazendo menos do que deveria por ela”, diz Junqueira. “Você vai entender que abrir mão de momentos profissionais ou familiares faz parte do jogo e que, na verdade, os pratos não estão caindo, é só sua autocobrança a ser trabalhada. A maternidade traz uma maior força de vontade para você querer ser exemplo.”

Julia Michelin, diretora geral da Bio Ritmo

A filha de seis anos de Julia Michelin é o maior e melhor presente da executiva, mas ela não romantiza a gravidez. “Em 2015, assumi meu primeiro cargo de liderança como gerente geral de ginástica da Bio Ritmo e engravidei ao mesmo tempo. Não foi nada fácil”, diz Michelin. “Teve uma fase em que fiquei muito neurótica achando que não daria conta, que não daria certo minha carreira. Pensava que precisava mostrar muito mais produtividade e continuar treinando para ser uma mãe fitness. No entanto, minha mãe e filha sempre foram fundamentais para me manter no eixo.”

Ingrid Barth, presidente da Abstartups (Associação Brasileira de Startups)

Ingrid Barth, presidente da Abstartups, é mãe da Maya. Ela trabalha para que a filha cresça numa sociedade mais inclusiva e diversa, principalmente pela experiência que teve no ramo de finanças e tecnologias – duas áreas dominadas por homens. “Quero que Maya entenda que não vai precisar abrir mão de nada na vida por ser mulher”, diz Barth. “Espero que ela tenha uma jornada diferente da minha, porque precisei enfrentar muitos desafios e dificuldades por trabalhar numa área tradicionalmente masculina.”

Mariana Chaves, diretora financeira da Flexpag

Mariana Chaves é sócia e diretora financeira da Flexpag. Para ela, ser mãe e empreender ao mesmo tempo não foi uma tarefa fácil, mas a rede de apoio familiar a permitiu conciliar bem os dois papéis. “Para conciliar a minha vida de mãe e profissional, eu aprendi que é essencial saber gerenciar o meu tempo e estabelecer prioridades”, diz Chaves. “Como mãe, vi que qualidade de tempo é muito mais importante que quantidade. E, por ser empreendedora, o negócio demanda minha atenção constante em todas as suas etapas. Para me dar bem em todas essas áreas, preciso primeiro estar bem comigo mesma.”

*Com informações do site Forbes, neste link

 

Compartilhar

Últimas Notícias