Após suspender emissão de passagens aéreas da linha Promo, na sexta-feira (18), a 123 Milhas não está pagando corretamente o que deve a clientes, relatam consumidores ao g1.
A empresa está oferecendo vouchers parcelados no valor da compra, mais uma correção de 150% do CDI. Mas os cupons só podem ser usados 1 vez a cada compra, o que não cobre os gastos que os clientes tiveram com as viagens, segundo relatos.
É o caso da analista de trade marketing Gislaine Estevão, de Joinville (SC). Em novembro de 2022, ela comprou 2 passagens no valor total de R$ 5.488 para Londres, na linha Promo, para ela e sua namorada viajarem em setembro deste ano.
Em trocas de conversa no WhatsApp, a 123 Milhas informou que Gislaine teria direito a 5 vouchers no valor de R$ 1.289, 68. O que, no total, dá R$ 6.448,40.
“Não tem como usarmos tudo de uma vez, eles arquitetaram muito bem esse golpe, pois quem tem coragem, agora, de comprar pela segunda vez com eles?”, lamenta.
Gislaine conta que, mesmo que ela usasse o voucher, o valor não cobriria nem o preço das passagens mais baratas que ela e a namorada encontraram no sábado (19). Elas não queriam perder a viagem.
A 123 Milhas foi procurada pelo g1 assunto, mas não retornou até a última atualização desta reportagem. Os serviços suspensos são referentes às viagens entre setembro e dezembro de 2023.
No entanto, a 123 Milhas já permite que os clientes solicitem os vouchers de viagens de 2024, da linha Promo.
Viagem em família cancelada
A advogada Priscilla Vieira, de Belém do Pará, também recebeu vouchers parcelados. Mas, diferente de Gislaine, decidiu usá-los para conseguir viajar para São Paulo, em outubro.
Ela solicitou não somente os cupons do bilhete para SP, como também os 10 vouchers de passagens aéreas que ela tinha emitido para 2024, para uma viagem em família a Santiago do Chile que, segundo ela, “já era”.
“Os vouchers do ano que vem são mais caros. Então, estou fazendo isso para tentar diminuir o meu prejuízo”, lamenta, acrescentando que ela tinha pagado todas as suas passagens à vista.
Cliente vai perder show
Ela e o namorado viajariam para São Paulo no dia 8 de outubro para ver o show do The Weekend. “Sou muito fã”, diz.
Para comprar as passagens, ela poderia usar um voucher no valor de R$ 1.644,63. “[Mas,] a passagem atualmente está custando R$ 1.800 por adulto”, conta.
Violação do Código do Consumidor
Ainda nas trocas de mensagens entre a 123 Milhas e Gislaine, a empresa diz à cliente que ela só tem a opção de receber o voucher, sendo que o artigo 35 do Código Brasileiro do Consumidor garante a restituição do dinheiro. Veja trecho:
*Com informações do site G1