Da saúde e da manufatura até o varejo, quase todos os setores foram impactados pela IA (inteligência artificial). Talvez a maioria dos consumidores pense que as empresas usam essa tecnologia principalmente para o marketing direcionado (e algumas realmente o fazem).
No entanto, muitas outras áreas também estão sendo afetadas pela IA, uma vez que ela está ajudando companhias em todo o mundo a proteger funcionários e clientes, manter seu estoque e desenvolver novos produtos e serviços, entre outras funcionalidades.
Mas como a IA está trabalhando nos bastidores para ajudar empresas e, assim, apoiar os clientes e consumidores que elas atendem?
Veja, a seguir, 16 áreas da indústria que estão sendo aprimoradas pela inteligência artificial, segundo membros da Forbes Technology Council:
1. Cibersegurança
A tecnologia desempenha um papel importante na segurança cibernética. A maioria, senão todas as ferramentas modernas de análise de log e proteção de endpoint (ponto de extremidade), usam inteligência artificial e aprendizado de máquina para detectar novos malwares e atividades suspeitas. Embora a IA seja indispensável no combate a ataques sofisticados, o mal-estar gerado por ela também existe: a tecnologia pode dizer que você tem um problema, mas não consegue dizer o porquê. A explicabilidade é a próxima fronteira da IA em segurança cibernética e negócios em geral.
2. Detecção de phishing
As ferramentas de IA verificam cada e-mail que chega à caixa de entrada. No momento em que o usuário verifica as mensagens, essas ferramentas já eliminaram milhares de ataques de phishing em potencial e colocaram na quarentena e-mails suspeitos que nunca serão vistos. Ao mesmo tempo, a tecnologia alertou seu administrador de TI sobre possíveis ataques, e, embora muitas pessoas não saibam, fez tudo isso para que o usuário não precisasse.
3. Prevenção de tempo de inatividade
A IA está perturbando o setor manufatureiro. Um minuto de paralisação não planejada e uma fração de sucata indesejada podem render dezenas de milhares de dólares em perdas para qualquer fabricante. A implementação de análises preditivas usando inteligência e aprendizado de máquina eliminará as suposições da produção, substituindo-as por previsões precisas que permitam zero desperdício e tempo de inatividade.
4. Redes de abastecimento
A IA oferece uma vantagem de informação que pode ajudar as empresas a diversificar e fortalecer suas redes de fornecimento. Além da Covid-19, fatores como novas guerras comerciais, mudanças climáticas e alterações nas leis trabalhistas sempre podem atrapalhar as cadeias de suprimentos. Além de possibilitar a descoberta de fornecedores, a inteligência artificial agora ajuda a avaliar a base, oferecendo uma visão de 360 graus para o gerenciamento de categorias e percepções importantes que permitem aumentar a resiliência e o desempenho.
5. Previsão de demanda
A IA e, mais especificamente, o aprendizado de máquina, garante que você obtenha os produtos que necessita antes mesmo de saber que precisa deles. Essa é parte da razão pela qual os fornecedores podem fazer entregas no dia seguinte e você quase sempre encontra o que deseja nas prateleiras dos supermercados. A inteligência artificial já está aumentando a velocidade das cadeias de suprimentos e fazendo negócios.
6. Perfil do consumidor
No momento em que o usuário toca em “comprar” no aplicativo da Amazon – ou antes mesmo de pensar em adquirir aquele item – a gigante do e-commerce já previu isso. Seu mecanismo de IA avançado identifica quais itens você (e outros em sua área) provavelmente comprará, incluindo seus tamanhos e cores preferidas, para que esses itens possam ser estocados o mais próximo possível do destino. É assim que eles conseguem oferecer “entregas em uma hora”.
7. Terapêutica e farmacêutica
A inteligência artificial prevalece na maioria dos setores. A saúde, em particular, está aplicando tecnologia baseada em IA para acelerar o desenvolvimento de novos tratamentos – por exemplo, as vacinas e doses de reforço da Covid. A IA também está sendo usada para identificar os riscos que certos medicamentos podem representar para os pacientes com base em doenças preexistentes.
8. Gestão de Risco
Embora não seja um uso muito conhecido, a IA também está sendo usada para reimaginar funções de conformidade tradicionais para criar monitoramento contínuo por meio da inovação. As empresas podem antecipar e prevenir a exposição ao risco e reduzir a corrupção e a fraude enquanto obtêm insights. A inteligência artificial possibilita a criação de uma cultura de integridade, excelência, transparência e responsabilidade.
9. Empoderamento do funcionário
A IA adiciona uma vantagem competitiva quando os funcionários podem acessá-la diretamente para o trabalho. Quando a tecnologia é combinada com soluções como plataformas low-code, os líderes podem democratizar a inteligência artificial para seus colaboradores e capacitá-los a fazer coisas como construir seus próprios aplicativos e obter percepções de negócios importantes. O futuro é impulsionado pela IA, e os funcionários podem levar os negócios a novos patamares se eles próprios tiverem acesso a esta inovação.
10. Treinamento de habilidades
Há uma escassez crítica de habilidades no mercado de trabalho, e a IA está lidando com isso analisando o conjunto de aptidões das pessoas e determinando os melhores caminhos possíveis para aprimorá-las. No momento, apenas grandes empresas desfrutam dessa funcionalidade, mas, nos próximos anos, essa será uma ferramenta de planejamento de carreira disponível para cada vez mais pessoas.
11. Gestão de smart cities
Em plataformas e implementações de cidades inteligentes, a IA ajuda nas áreas de prestação de serviços ao cidadão, planejamento ambiental da cidade, gestão e utilização de recursos energéticos e prevenção de roubo, acidentes e crimes. Isso muda a forma como as empresas operam em setores como a indústria de energia, saúde e serviços públicos.
12. Chatbots e modelos de experiência do usuário
Os call centers estão adotando cada vez mais o uso de chatbots baseados em IA. Em grandes empresas, é comum que os líderes obtenham insights eficazes ao analisar os conjuntos de dados e aplicar princípios de inteligência artificial. Esta tecnologia também gera forte impacto na criação de diferentes modelos de experiência do usuário para os produtos. A maioria das empresas está lentamente começando a adotar a IA.
Foto: Dowell/Getty Images
Fonte: Forbes