O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou nesta segunda-feira (8) que, desde 1º de abril, recebeu mais de 2,1 milhões de pedidos para isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O período para fazer a solicitação vai até quarta-feira (10). A isenção não é automática para nenhum grupo. O participante que deseja solicitar o direito de não pagar os R$ 85 da taxa deve acessar a página do Enem 2019 e se inscrever.
Os candidatos saberão o resultado dos pedidos em 17 de abril no próprio site do Enem. Vale lembrar que a obtenção da isenção da taxa não significa a inscrição automática no exame. Esta etapa terá que ser concluída em maio.
Quem pode fazer o Enem de graça?
Pelas regras do edital, são quatro categorias de gratuidade:
- Estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública;
- Candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública;
- Aqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Para estudantes da rede privada, podem realizar o Enem gratuitamente aqueles que tenham bolsa integral e com renda per capita de até meio salário mínimo, ou até três salários mínimos de renda familiar.
Inscrições
As inscrições para o Enem deverão ser feitas de 6 a 17 de maio. Aqueles candidatos que precisarem pagar a taxa de inscrição deverão quitar o boleto entre os dias 6 e 23 de maio em agências bancárias, casas lotéricas e Correios.
*Sob supervisão de Ardilhes Moreira
Fonte: G1