Do seu papel de destaque como Serena van der Woodsen em “Gossip Girl” até a fundação da linha de bebidas sem álcool Betty Buzz, Hollywood viu a atriz Blake Lively adicionar novos títulos ao seu portfólio desde sua primeira grande atuação em “Quatro Amigas e Um Jeans Viajante”, em 2005.
Seu novo papel? Ser mãe de quatro filhos. Em evento da Forbes em Nova York na última quinta-feira (15), ela revelou que está esperando o quarto bebê. Ela e o marido Ryan Reynolds têm três filhas juntos.
Com outros quatro irmãos, Lively, aos 35 anos, diz que a família impulsiona todos os seus empreendimentos, desde a maternidade até a atuação e os negócios da empresa. “Eu adoro criar e, como mulher, nem sempre recebemos autoridade para isso”, disse Lively no Forbes Power Women’s Summit de 2022, em conversa com Moira Forbes, presidente e editora da ForbesWomen.
Lively disse que os homens criam a maioria dos produtos do dia a dia usados pelas mulheres, que representam 85% das compras das casas em todas as categorias.
“Faz sentido que as mulheres criem as coisas que queremos consumir, seja produtos ou histórias”, diz. E, enquanto ela faz novos filmes, expande sua linha de bebidas e muito mais, Lively também considera importante dar oportunidades para outras pessoas.
Aqui estão os conselhos que Blake Lively compartilhou no evento sobre como construir marcas e reivindicar a liderança ao longo do caminho:
1. Acredite no que você está construindo
“É muito trabalhoso começar um negócio, você tem que realmente acreditar nele”, diz Lively. “Então você tem que ser capaz de apoiar a sua ideia quando as pessoas dizem não.”
Crie algo que está faltando no mercado atual e que esteja alinhado com seus valores e invista na qualidade para apoiar o seu negócio, disse ela.
2. Priorize a qualidade
É tudo sobre os detalhes, segundo ela. Quando você vai a parceiros de negócios, varejistas ou consumidores, a única coisa em que precisa confiar, diz Lively, é na qualidade do seu produto ou serviço. “Reconheço que tenho uma vantagem enorme e injusta por ter a indústria do entretenimento como uma espécie de microfone para ajudar a promover meus negócios, mas se o produto não for ótimo, só posso vender uma garrafa”, diz ela.
Desde o lançamento da Betty Buzz, em setembro de 2021, a empresa vendeu mais de 4 milhões de garrafas.
Lively aconselha outras empreendedoras a aprender com os erros e a lidar com as bandeiras vermelhas e os problemas à medida que eles surgem. É difícil recuperar o atraso se você lançar um produto que está quebrado, por exemplo. Porém, focar nos detalhes pode fazer com que as mulheres equivocadamente pareçam pessoas difíceis de se trabalhar. “Tudo se resume à qualidade e à convicção, e isso às vezes é difícil para uma mulher porque você fica se questionando se está sendo uma pessoa difícil.”
3. Trabalhe com pessoas com quem você se identifica
Um negócio de sucesso requer colaboração. O conselho de Lively? Não se deixe esgotar com os “idiotas”.
Escolha pessoas que sintam que têm voz para promover um ambiente colaborativo e com valores que você também deseja ter. Isso não significa que não haja desafios, confrontos ou atritos, “mas quando você trabalha com pessoas que têm respeito mútuo, isso te libera muito tempo emocionalmente”.
Quando Lively escolhe um trabalho, ela se pergunta se seu tempo será valorizado e bem utilizado, e a métrica para medir isso é pelas pessoas do projeto. “Tenho sorte de estar nessa posição porque nem sempre estive”, diz ela.
4. Seja você mesma
Quando se trata de novos empregos ou projetos, Lively aconselha que é melhor ser franco sobre suas necessidades – embora ela também admita que pode ser difícil equilibrar o emprego com o que você quer dele. “Às vezes você perde o emprego, mas se você permanece nele e não se sente realizada, então não valeu a pena”, diz ela.
Seus primeiros momentos como atriz consistiam em aparecer e parecer fofa, mas hoje ela defende mais autoria em seus papéis – o que é mais gratificante.
5. Leve outras pessoas com você ao longo do caminho
Parte da criação de conteúdo, de empresas e produtos também é criar oportunidades para outras pessoas, diz Lively. Em um de seus esforços mais recentes, ela disse que está fazendo parceria com a Grameen America, uma organização sem fins lucrativos que concede microcréditos a mulheres que vivem abaixo da linha da pobreza para ajudá-las em seus negócios.
“Não cabe apenas às mulheres pavimentar esse caminho para outras mulheres. Cabe aos homens ajudar a criar essas oportunidades.”
*Com informações da Forbes