5 dicas para abrir e expandir sua startup

Autoconhecimento e transparência e são atitudes que colaboram para o sucesso, segundo Fabiana Salles, CEO da Gesto, e Rodrigo Galindo, CEO da Kroton Educacional; eles falaram durante evento do Cubo Itaú

FABIANA SALLES, DA GESTO, E RODRIGO GALINDO, DA KROTON, DURANTE EVENTO DO CUBO ITAÚ (FOTO: GIOVANNA MARADEI)

Um líder precisa conhecer a si mesmo. Só assim terá confiança para tomar decisões críticas e superar as crises que estão pelo caminho”, diz Fabiana Salles, CEO da Gesto, empresa que faz corretagem de seguro-saúde com base em ciência de dados. Ela falou a um público repleto de empreendedores e gestores durante o evento Conexão 2019, promovido nesta sexta-feira (20/09) pelo Cubo Itaú para celebrar os quatro anos do espaço de fomento ao empreendedorismo.

Durante meia hora, Fabiana se juntou a Rodrigo Galindo, CEO da Kroton Educacional, para compartilhar experiências e aprendizagens, com lições valiosas sobre como liderar e alcançar todo o potencial de crescimento de sua empresa. Confira abaixo as principais dicas dos palestrantes.

1. Tenha clareza do seu propósito

Com o passar do tempo, sua startup pode crescer, transformar processos, abrir novas frentes ou se adaptar ao mercado. Seja qual for o seu caso, é preciso ter certeza de que o propósito segue o mesmo e continua claro para todos da equipe. Segundo os executivos, é justamente a coerência entre atos e propósito que ajuda a engajar quem trabalha ou gostaria de trabalhar na empresa.

2. Assuma riscos, mas não gere angústias 

Abrir uma startup é assumir riscos. Por isso, é muito importante apostar na transparência e ter certeza que os riscos estão claros para todos que fazem parte da startup. Mas isso não significa compartilhar todas as dificuldades com a equipe. “A angústia tem que ficar só com você, que é o empreendedor, e não com seu time”, apontou Fabiana.

3. Permaneça aberto ao novo

Estar aberto a ouvir novas ideias, quer venham de colegas, investidores, mentores ou outros players é crucial, não apenas para começar uma startup, mas também para fazê-la crescer, segundo Fabiana e Rodrigo. Eles complementam que é preciso ser humilde para compreender que as crenças e valores que funcionavam no passado podem não ser tão produtivos hoje.

4. Cerque-se de um ecossistema saudável

Trocar informações é muito importante, especialmente quando você é líder de um negócio baseado em inovação. Mas lembre-se de as pessoas podem reagir de forma diferente a sua ideia, dependendo do seu background. Procure um ecossistema empreendedor que de fato vai te ajudar a crescer.

5. Conheça a si mesmo

Para Fabiana Salles, autoconhecimento é uma característica que não pode faltar a um grande líder. É por meio dele que se ganha confiança para tomar decisões críticas e também superar as crises que estão pelo caminho. “Ter um espaço para falar sobre os problemas e refletir sobre sua atuação também faz diferença”, disse Fabiana, que recomendou aos CEOs uma boa dose de terapia.

 

Fonte: Época Negócios

Compartilhar

Últimas Notícias