A KingHost, empresa de soluções digitais, listou cinco tendências para os empreendedores seguirem em 2021.
No primeiro semestre deste ano, o número de microempreendedores individuais (MEIs) no país cresceu 10,2% em comparação ao mesmo período do ano passado. No entanto, em maio à pandemia, mais do que empreender, esses profissionais precisaram se digitalizar.
Para quem quer vender na internet, algumas tendências em tecnologia podem auxiliar no desenvolvimento e manutenção de um site. Por isso, a KingHost, empresa de soluções digitais, preparou cinco tendências para os empreendedores seguirem em 2021:
1. 5G: É importante estar sempre atento à chegada de novas tecnologias, a fim de entender quais medidas e mudanças os sites deverão se adaptar. Um exemplo de mudança deverá ser os objetos inteligentes, que, com a conexão mais rápida proporcionada pela 5G, se tornarão ainda mais presentes;
2. Cibersegurança: Com a Lei Geral de Proteção de Dados, diversos cuidados devem ser colocados em prática. A pandemia trouxe uma acelerada digitalização dos negócios e, como consequência, o aumento dos golpes e fraudes digitais. Portanto, a cibersegurança deve estar mais em alta do que em qualquer outro momento;
3. Inteligência Artificial: Embora pareça distante, a IA já é uma realidade. Marcas de roupas usam da tecnologia para automatizar peças de distribuição. Em 2021, a AI terá um grande momento de ruptura para os empreendedores;
4. VPS (Servidores Virtuais Privados): Além de garantir uma completa autonomia para realização de testes e operações em um servidor virtual, tecnologia VPS possibilita aos negócios uma potencial escalabilidade, liberdade e é muito mais barato do que manter um servidor físico;
5. Operações em qualquer lugar: Não se pode ignorar a mudança estrutural que a pandemia trouxe: o trabalho remoto e operações feitas em qualquer lugar. A mentalidade dos novos empreendedores que pretendem planejar um 2021 deve levar isso em conta em todos os novos projetos.

(Foto: Pixabay)
Como será o ano de 2021 para os empreendedores digitais?
O estudo “Projetando 2030” estima que 85% dos trabalhos que existirão em 2030 serão novos. Segundo Lívia Lampert, gerente de Marketing e Produto da KingHost, isso não quer dizer que as profissões atuais serão extintas, mas sim serão transformadas conforme necessidade e adaptações da tecnologia.
“Aqui na KingHost estamos sempre atentos a essas novas necessidades, avaliando e adaptando novas funções dentro da nossa rotina, ajudando a gerenciar melhor as atividades cotidianas. Portanto, acredito que sim, novos profissionais serão e já são incorporados às empresas, conforme percepção de necessidade”, pontua.
Ela conta que, na KingHost, “muitas funções que há alguns anos não existiam, precisaram ser criadas”. O exemplo dado pela gerente são as vagas nas áreas de Ciências de Dados e ligadas à transformação digital, como agilistas e product owners.
Para os profissionais, Lívia aconselha que estejam atentos a essas mudanças, sobretudo tecnológicas. “No entanto, as chamadas soft skills, habilidades relacionadas ao comportamento humano, serão mais necessárias do que nunca”.
“As empresas estão procurando por profissionais que, além de capacitados, estejam alinhados com os valores dessas organizações, sejam valores e propósitos”, completa.
Essas mudanças não se limitam a setores de tecnologia. Lívia reforça que, durante a pandemia, quase todas as áreas foram afetadas de alguma forma, e “precisaram realizar adaptações e criar novas funções que até então não existiam e não eram ainda necessárias”.
A executiva conta o exemplo de empreendedores que não possuíam negócios online e precisaram se digitalizar. Eles tiveram que aprender a se relacionar com clientes através dos canais digitais e, em alguns casos, contratar novos profissionais para essa atividade.
Para 2021, Lívia conta que uma das principais preocupações que os empreendedores devem ter é “estar atento às soluções relacionadas à estabilidade do negócio online, como uma boa hospedagem de sites”.
Fonte: Folha Dirigida