Prêmio reconhece negócios de impacto de todo o mundo em cinco categorias; número de brasileiras está em crescimento
Nesta quarta-feira (13), foi divulgada a lista Best For The World (na tradução, Melhores Para o Mundo). O ranking, que foi organizado Movimento B, inclui 54 empresas brasileiras. A ideia é celebrar as melhores práticas dos negócios sociais, considerando cinco dimensões de impacto.
A nota final leva em conta o trabalho das companhias em prol das comunidades, clientes, meio ambiente, governança e funcionários. Esta edição registrou a chegada de 11 novas empresas brasileiras na tabela final, representando uma alta de 38% em relação a do ano passado.
Para o diretor executivo do Sistema B Brasil, que representa as empresas no ranking global, a chegada de novas marcas mostra o engajamento com os projetos sustentáveis. “O crescimento da participação brasileira na lista atesta que temos no país empresas verdadeiramente comprometidas com a promoção de uma economia sustentável”, diz Rodrigo Santini.
Na categoria Comunidade, a melhor colocada do país foi Movimento #EuVistoOBem, que recebeu 82 pontos, com um trabalho na indústria têxtil voltado a ressocialização de ex-presidiárias. Em Clientes, o destaque foi para Viana & Moura Construções (62 pontos), que tem uma forte presença no nordeste brasileiro, atendendo principalmente famílias de baixa renda na conquista da casa própria.
Na categoria Meio Ambiente, a que tem recorrência de brasileiros, a Movin saiu na frente, recebendo 65 pontos por desenvolver produtos a partir da energia renovável, reduzindo o desperdício e conservando a terra. Em governança, Rise Holding recebeu a maior pontuação entre as brasileiras, porque investe em negócios que unem retorno financeiro e impacto socioambiental.
Na última categoria, a de funcionários, YouGreen aparece pelo segundo ano consecutivo, além de compor também a lista de meio ambiente. A cooperativa de resíduos funciona em um modelo descentralizado, no qual os colaboradores conseguem receber até três vezes mais que a média dos catadores no país.
Ao todo, segundo a organização do Best For The World, mais de 5,1 mil empresas são certificadas com o selo “B” no mundo. No Brasil, são 245.
Confira as brasileiras na lista
Veja quais são as 54 ganhadoras, divididas por categoria em ordem alfabética:
Comunidade:
- Editora MOL
- Eu reciclo
- Grupo GAIA
- Movimento #EUVISTOOBEM
- Papel Semente
- Tombada Bioindustrial de Babaçu
Consumidores:
- Criando Consultoria
- Din4mo
- ManejeBem
- MOV Investimentos
- Move Avaliação e Estratégia em Desenvolvimento Social
- Movva
- PlanoCDE
- PLANTUC Projetos Socioambientais
- Positive Ventures
- Programa Vivenda
- Raizes Desenvolvimento Sustentável
- Sense-Lab
- Suindara Radar e Rede
- The Key – Prosperar na Nova Economia
- Trybe
- We.Flow
- Welight
- 4YOU2 Idiomas
- Vox Capital
- Viana & Moura Construções
- Yunus Negócios Sociais Brasil
Governança:
- All Set Comunicação
- Ri-se Holding
Trabalhadores:
- Apex Capital
- Blockforce
- FAMA Investimentos
- YouGreen Cooperativa
Meio ambiente:
- Arueira Ambiental
- Boomera
- Bresco Investimentos
- Combio Energia
- Dinâmica Ambiental
- Eco Panplas
- Fazenda da Toca Orgânicos
- Faro Energy
- MOVIN
- NewInc Construtora
- Okena
- Recicladora Urbana
- Retalhar
- Selletiva
- Sunew Filmes Fotovoltaicos Impressos
- YouGreen Cooperativa
Fonte: Um Só Planeta