O campo de experiências profissionais é o primeiro item observado em currículos, segundo pesquisa com recrutadores da Catho.
O levantamento apontou que o histórico é o primeiro item observado em currículo, segundo 58% dos recrutadores entrevistados. Em seguida vem o objetivo profissional. Veja abaixo:
- Experiências profissionais: 58%
- Objetivo profissional: 19%
- Formação acadêmica: 8,5%
Para Bianca Machado, gerente sênior de Catho, parte dos candidatos não preenche o campo das experiências profissionais de forma correta. Ela considera que o mais relevante a ser explorado no campo experiências profissionais são os resultados que o candidato trouxe ao longo de sua trajetória na empresa.
Segundo Bianca, mais do que relatar atividades e atribuições, traduzir os resultados alcançados para o currículo é mais relevante e atraente para o recrutador. Veja exemplos que podem ser colocados no campo do currículo:
- Como o candidato proporcionou crescimento ao seu setor
- Propostas de melhorias na área ou na empresa
- Metas alcançadas e seus diferenciais que levaram ao sucesso de algum projeto
“Para o recrutador essas informações são muito ricas e permitem que o candidato se destaque em meio aos outros concorrentes”, afirma.
Além de ressaltar pontos importantes, a pesquisa também apontou os principais fatores de eliminação dos candidatos. Em primeiro lugar estão os erros de português, seguido por falta de experiência. Veja abaixo:
- Erros de português: 34%
- Falta de experiência: 25%
- Ausência de objetivos profissionais: 10%
- Distância entre o candidato e a empresa: 9%