9 frases de J. K. Rowling sobre sucesso e fracasso

Quem conhece a história de vida de J. K. Rowling, a autora da saga de livros de Harry Potter, sabe que ela conhece bem o que é fracasso. A escritora enfrentou a pobreza e o desemprego enquanto escrevia os sete livros da série. Quando terminou o primeiro livro, o trabalho foi recusado por 12 editoras antes de a britânica conseguir publicá-lo.

Hoje, J. K Rowling é a criadora de um universo que já rendeu mais de US$ 25 bilhões (R$ 99 bilhões). Além dos livros, a saga produziu filmes, jogos, brinquedos e um parque temático. Sua instituição de caridade Lumos já ajudou mais de 31 mil crianças no Reino Unido, auxiliando jovens em situação de orfandade.

Devido à intimidade da autora com os altos e baixos que levam ao sucesso, a “Entrepreneur” separou nove frases da escritora para inspirar você em sua trajetória empreendedora.

1. Sobre fracassos:
“De todos os pontos de vista, eu fui o maior fracasso que já conheci. Eu não vou vir aqui e dizer a vocês que foi divertido. Aquele período da minha vida foi escuro e eu não sabia que a imprensa ia retratá-lo como uma espécie de prelúdio de um conto de fadas.

Eu não fazia ideia de quão longo era o túnel e, por muito tempo, qualquer luz no final dele era mais uma esperança do que uma certeza. Então, por que falar dos benefícios do fracasso? Simplesmente porque o fracasso significa se libertar de tudo o que é desnecessário. Eu parei de fingir para mim mesmo que eu já era e comecei a direcionar minha energia a finalizar o único trabalho que realmente importava para mim.

Se eu tivesse tido sucesso em outras coisas, eu talvez nunca tivesse encontrado a determinação para alcançar o sucesso na única área na qual eu sempre senti que pertenci.” (Dito em seu discurso na formatura dos estudantes de Harvard em 2008)

2. Sobre desmotivadores:
“Não deixe as risadas dos outros acabarem com sua ambição. Torne-as seu combustível!” (Dito no Twitter)

3. Sobre o fundo do poço:
“Eu fui libertada, porque o meu maior medo se realizou e eu continuei vivo, e eu continuei a ter uma filha adorável, uma máquina de escrever e uma grande ideia. Então, o fundo do poço tornou-se a fundação na qual eu construi minha vida.” (Dito em seu discurso na formatura dos estudantes de Harvard em 2008)

4. Sobre assumir riscos:
“Eu não tinha nada a perder e, às vezes, isso nos torna corajosos o suficiente para tentar algo novo.” (Dito no Twitter)

5. Sobre a perfeição:
“Nunca espere demais com a expectativa de atingir a perfeição se não você esperará para sempre. Faça o melhor com o que tiver, e seja um daqueles que arriscaram e não apenas sonharam.” (Dito no Twitter)

6. Sobre a imaginação:
“Imaginação não é apenas a capacidade única do ser humano de visualizar aquilo que não existe e, logo, a fonte de toda a invenção e inovação. É, talvez, a capacidade mais transformadora e reveladora, é o poder que nos permite ter empatia com seres humanos cujas experiências nunca tivemos.” (Dito em seu discurso na formatura dos estudantes de Harvard em 2008)

7. Sobre a felicidade:
“Felicidade pessoal consiste em saber que a vida não é uma lista de aquisições e conquistas. Suas qualificações e seu currículo não são sua vida, embora você vá conhecer muitas pessoas da minha idade ou mais velhas que confundem as duas coisas. A vida é difícil e complicada e foge do controle de todos, e a humildade de saber isso irá ajudá-lo a enfrentar obstáculos.” (Dito em seu discurso na formatura dos estudantes de Harvard em 2008)

8. Sobre seguir em frente:
“A disciplina envolvida em finalizar uma obra criativa é algo que você pode realmente se orgulhar. Você terá passado da pessoa que está apenas ‘pensando sobre’, que ‘talvez faça’, que ‘está tentando’ a alguém que realmente fez. E uma vez feito, você saberá que consegue fazer novamente. Isso é muito emponderador. Então não desista devido ao medo da rejeição. Talvez sua terceira, quarta, quinta canção/livro/pintura será a que terá sucesso, que seja aplaudida, mas você nunca teria chego neles sem ter feito os outros.” (Dito no Twitter)

9. Sobre percepção:
“Sua concepção de fracasso pode não estar tão longe da percepção de alguém comum sobre sucesso.” (Dito em seu discurso na formatura dos estudantes de Harvard em 2008)

Compartilhar

Últimas Notícias