(Foto: Freepik)

Soft Skills: catarinense revela como deu um ‘upgrade’ no currículo e conseguiu mais destaque

Com a competitividade do mercado de trabalho, os candidatos estão cada vez mais buscando alternativas para melhorar o currículo e se destacar da concorrência, e algumas das opções que os recrutadores mais exigem atualmente são as “Soft Skills”.

Soft Skill é um termo em inglês utilizado para se referir a habilidades comportamentais necessárias em ambientes coletivos — como a comunicação, a liderança e o gerenciamento do próprio tempo.

Profissionais que apresentam o domínio desses tipos de habilidades, costumam se sair melhor em tarefas no dia a dia em empresas e instituições que necessitam de rapidez e agilidade.

Thaiuany Cristina Loretto, catarinense de 25 anos, apostou nisso e conseguiu uma recolocação no mercado de trabalho. Atuando como analista de implantação de software, ela buscava uma vaga para voltar à sua área de formação, a biomedicina.

“Senti essa necessidade para conseguir me destacar. Por trabalhar inicialmente com a galera Tech, como programadores que gostavam de ficar quietos e isolados, vi que as habilidades de fala, comportamento e relação interpessoal poderiam ser um diferencial”, explicou.

Ela conta que escolheu melhorar as habilidades de comunicação, inteligência emocional, senso de liderança e flexibilidade, o que fez a diferença para conseguir um novo emprego.

“Desenvolver meu potencial ajudou muito a receber promoções onde eu estava e ser uma ‘referência’ no time. Além disso, sempre acabei dando treinamentos e suportes, pois conseguia me comunicar com facilidade para diversos tipos de público”, completou Thaiuany.

Tipos de Soft Skills:

  • Criatividade
  • Liderança
  • Relacionamento interpessoal
  • Capacidade de resolver problemas
  • Flexibilidade
  • Planejamento e organização
  • Gerenciamento do próprio tempo
  • Comunicação
  • Trabalho em equipe
  • Proatividade
  • Inteligência emocional
  • Gestão de conflitos

Dicas de especialistas

As soft skills fazem parte do que os especialistas chamam de desenvolvimento pessoal, assim, é possível aprimorar essas características para ajudar a alavancar a carreira.

Para quem busca uma recolocação no mercado ou apenas turbinar o currículo, as dicas são:

Identificar as próprias características: analisar os pontos fortes e os que ainda podem melhorar são essenciais para dar o primeiro passo.

Pratique sempre: busque desafios e treinamentos para exercitar as soft skills e até potencializar as atividades cerebrais.

Trabalhe os medos: se você quer melhorar a sua oratória, por exemplo, é essencial começar a ler mais, falar em voz alta e trabalhar a pronúncia das palavras, principalmente se o seu medo for o de falar em público. A comunicação é uma peça-chave para qualquer bom profissional.

Busque capacitação: hoje em dia existem inúmeros cursos e plataformas – inclusive gratuitas – que oferecem aulas para desenvolver as soft skills de profissionais.

*Com informações do site ND Mais

Compartilhar

Últimas Notícias