Flag of Brazil

Pesquisador da Unir é o único brasileiro entre os 50 finalistas do prêmio ‘Global Student Prize 2025’

O pesquisador da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Newman de Lira e Melo Neto, está entre os 50 finalistas do Chegg.org Global Student Prize 2025, prêmio conhecido como o “Nobel Estudantil”. O estudante é o único brasileiro na lista e chama atenção pelo currículo: ele possui oito graduações e tem o recorde brasileiro de maior número de aprovações em estágios federais em um único lugar.

Newman nasceu em Recife (PE), mas realiza trabalhos e projetos de pesquisa na área do Direito na Universidade Federal de Rondônia (Unir). Ao g1, ele contou que o sonho de ser pesquisador surgiu durante os estágios, depois de ouvir relatos de professores.

“Sempre tive o desejo de ser pesquisador em Direito. Durante a graduação em Direito, tive a oportunidade de estagiar e consegui adquirir uma boa experiência prática. No entanto, sentia falta da parte de pesquisa. Então, fui em busca de uma oportunidade e vi o aviso sobre um processo seletivo aberto para pesquisadores na UNIR. Imediatamente, me inscrevi”, explicou.

Apesar das conquistas, a trajetória de Newman não foi fácil. Ele é autista, cresceu em situação de vulnerabilidade e enfrentou sérias dificuldades na educação básica.

“Sempre estudei em escolas públicas e, por meses, ficava sem professores. A presença da polícia era constante para evitar o tráfico de drogas na entrada da escola, o que me levou a estudar de forma autodidata. Assim, apesar de passar meses sem professores, o fato de estudar em casa me fez desenvolver responsabilidade”, disse.

 

Além das pesquisas, ele participa de projetos sociais e acredita que essa conquista pode ajudar a ampliar o alcance do seu trabalho.

Para chegar à final do prêmio, Newman passou por um processo seletivo com mais de 11 mil estudantes de 148 países. Ele precisou organizar todos os documentos e prestar atenção em cada detalhe.

“É bastante desafiador. É necessário reunir todas as comprovações, certificados e declarações, deixando tudo bem organizado. Prestar atenção nos detalhes é fundamental, pois cada informação é extremamente importante para um processo desse nível”, disse.

 

Compartilhar

Últimas Notícias