Manufatura é o conjunto de processos industriais que transformam matéria-prima em produtos com o apoio de máquinas, ferramentas e sistemas automatizados. Esse setor passa constantemente por transformações tecnológicas e será um dos destaques da WorldSkills Brasil 2025, com 17 ocupações reunidas na área de Tecnologias de Manufatura.
No Brasil, a maior competição de educação profissional é realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Nela, jovens de todo o país, entre 18 e 25 anos, vão precisar demonstrar as habilidades em áreas como automação, robótica, usinagem, controle de qualidade e produção sustentável, de olho no futuro da indústria brasileira. Os melhores serão selecionados para compor a delegação brasileira que vai para a etapa internacional, na China, em 2026.
Inteligência no chão de fábrica
Uma das ocupações de manufatura é a Mecânica Industrial, que exige domínio sobre montagem, manutenção e reparo de equipamentos em ambientes industriais complexos. Já na Mecatrônica, os jovens demonstram habilidades para integrar, informática, mecânica, eletrônica e robótica em sistemas automatizados.
O domínio de ferramentas digitais também faz parte da Tornearia CNC, da Fresagem CNC e do Desenho Mecânico em CAD, ocupações que representam o avanço da usinagem e da engenharia com base em softwares e máquinas de alta precisão.
Na Soldagem, os participantes operam com técnicas e normas rigorosas, para assegurar qualidade e segurança na união de estruturas metálicas. Já a Eletrônica e o Controle Industrial exigem domínio de circuitos, sensores, painéis e sistemas automatizados, itens que compõem a infraestrutura digital de fábricas inteligentes.
Essa conexão entre sistemas é mais avançada na Robótica Móvel Autônoma, ocupação em que os competidores projetam e programam robôs com capacidade de navegação independente. A tecnologia também avança com a Indústria 4.0, que simula linhas de produção integradas por inteligência artificial, internet das coisas (IoT) e big data.
Sustentabilidade ganha protagonismo na indústria
Com foco na sustentabilidade e na inovação, outras ocupações mostram como a manufatura está se reinventando. A Tecnologia de Energia Verde, por exemplo, prepara profissionais para operar sistemas de produção elétrica a partir de fontes renováveis, como solar e eólica. Já a Tecnologia da Água lida com o tratamento e reaproveitamento de recursos hídricos para processos industriais.
A Tecnologia Laboratorial Química é voltada para a análise de materiais e controle de qualidade, enquanto a Manufatura Aditiva utiliza impressoras 3D para desenvolver peças sob demanda.
A inovação no design aparece na Tecnologia em Design Industrial, que une criatividade e engenharia para criar produtos funcionais. A Tecnologia Optoeletrônica, por sua vez, desenvolve dispositivos capazes de converter luz em sinais elétricos, com aplicações em sensores, comunicação e automação.
Por fim, a Integração de Sistemas Robóticos reúne todas essas frentes, ao conectar robôs industriais a sistemas de produção de forma segura e autônoma.
Sobre a WorldSkills Brasil 2025
A maior competição de educação profissional do país reúne estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes de todo o Brasil, na preparação para a etapa internacional, que será realizada em 2026, em Xangai, na China.
A disputa começa com as provas online, que acontecerão entre os dias 25 e 29 de agosto. Depois, seguem as etapas presenciais em três estados brasileiros:
- De 1º a 5 de setembro, São Paulo sedia as provas de Mecatrônica, Tornearia e Fresagem a CNC, Tecnologias de Energia Verde, Automotiva, entre outras; Além das unidades do SENAI, este ano as empresas Romi, Festo e Saint-Gobain Brasil também vão sediar as seletivas no estado.
- De 8 a 12 de setembro, as escolas do SENAI de Minas Gerais recebem os desafios técnicos de áreas como Indústria 4.0, Carpintaria, Construção de Espaços Verdes e Panificação;
- De 23 a 28 de setembro, o encerramento será em Brasília (DF), com provas de Design Gráfico, Robótica Móvel, Refrigeração, Segurança Cibernética e outras 12 ocupações, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Ao todo, os jovens competem em 46 ocupações e os vencedores poderão integrar a delegação brasileira que representará o país na etapa mundial da WorldSkills, na China. Atualmente, a competição reúne 89 países.
O Brasil tem se destacado, figurando entre os 3 primeiros no ranking mundial, considerando as últimas quatro edições.
Histórico do Brasil na WorldSkills
O Brasil tem um histórico consistente de bons resultados na WorldSkills. A cada edição, aumenta o número de competidores e melhora sua colocação no quadro de medalhas. Em 20 edições em que o país participou, conquistou 130 medalhas, consolidando-se como uma referência global em educação profissional de qualidade.
Sobre o SENAI
Referência nacional em educação profissional e inovação tecnológica, o SENAI já qualificou mais de 92 milhões de trabalhadores desde a fundação, em 1942. Presente em todos os estados brasileiros, a instituição oferece cursos técnicos, de aprendizagem, graduação, pós-graduação e soluções em tecnologia para a indústria. Com mais de 3,1 milhões de matrículas anuais e uma rede de 1.024 unidades escolares, o SENAI consolida-se como um dos principais pilares do desenvolvimento industrial e da capacitação profissional no Brasil.
Fonte: Portal da Indústria.
Foto: Daniel Costa