Estudantes do ensino fundamental conhecem produção de celulares, TVs e ar-condicionados em Manaus

Um grupo de 20 alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Jorge de Resende Sobrinho visitou, na manhã desta quarta-feira (19), as instalações da fábrica da Samsung Eletrônica da Amazônia, que este ano completa 30 anos de atividade no Polo Industrial de Manaus (PIM). O objetivo foi ampliar as possibilidades de interlocução entre os visitantes interessados) e a empresa incentivada, como forma de divulgar os efeitos socioeconômicos e ambientais do modelo Zona Franca de Manaus.

Após uma breve apresentação institucional sobre a história, filosofia, missão e valores da empresa, os estudantes obtiveram informações sobre os produtos produzidos na unidade instalada no Distrito Industrial e em outras unidades espalhadas pelo mundo, além de uma abordagem geral sobre processos de gestão e de logística da planta fabril.

Em seguida, os visitantes passaram pelo showroom da fábrica, onde puderam conhecer os produtos atualmente fabricados no complexo: celulares, smartwatches, buds, tablets, condicionadores de ar, televisores e monitores. Na sequência, foram conduzidos para visitas guiadas em três áreas do complexo produtivo de 124 mil metros quadrados, onde tiveram a oportunidade de se inteirar sobre os processos tecnológicos envolvidos na fabricação de aparelhos de telefones celulares, televisores e ar-condicionados.

Alguns detalhes em especial chamaram a atenção dos estudantes durante a visita, como a observação da operação de robôs autônomos nas linhas de produção. Para a aluna Andrezza Glória, conhecer a fábrica foi impressionante, “mas o que mais chamou a atenção foi ver os robôs funcionando para ajudar nos processos de produção”.

Na avaliação da professora Vanaysa Louise de Carvalho Melo, a visita foi muito gratificante, e atendeu a expectativa de mostrar aos alunos, na prática, o que tinha explicado sobre a evolução tecnológica dos telefones e eletrodomésticos. “Esta experiência vai ampliar muito a visão dos alunos, e ajudá-los a saber o que querem seguir como carreiras profissionais. Alguns até manifestaram interesse em trabalhar numa fábrica como a Samsung”, destacou.

O aluno Enzo dos Santos disse que gostou de conhecer a história e a filosofia da empresa. “Gostei de ver os novos materiais e as novas tecnologias empregadas na fabricação dos produtos”. Segundo ele, o seu sono é ser advogado, mas a partir desta visita, começou a pensar em outras carreiras relacionadas à indústria.

Portas Abertas
Coordenado pela Suframa, o Programa Zona Franca Portas Abertas oferece opções de visitas monitoradas às plantas fabris que integram o modelo de desenvolvimento regional Zona Franca de Manaus, contando com a parceria de indústrias e institutos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), como forma de apresentar à sociedade os processos produtivos e a cultura corporativa no ambiente do PIM. O programa atende a solicitações de instituições de ensino, entidades de classe e grupos organizados por agências de viagens. Outras informações estão disponíveis no site da Suframa, no link Zona Franca de Portas Abertas — Superintendência da Zona Franca de Manaus – Suframa.

Fonte: Superintendência da Zona Franca de Manaus – Suframa/Governo Federal.

Foto: Rosângela Alanís/Suframa e Divulgação/Samsung

Compartilhar

Últimas Notícias