Comércio Exterior e Marketing Internacional

Na caminhada do novo milênio, as pessoas freqüentemente, sentem um crescente desconforto sobre o futuro. Não sabem o que pode acontecer, mas, fazem uma ideia observando o que vem acontecendo com relação as  oportunidades de trabalho futuras. Certamente muitos países sofrem de altos índices de desemprego, deterioração do poder de compra, déficit persistente e assim por diante.

As economias nacionais e internacionais vem passando por transformações rápidas. Assim, elas são obrigadas a seguir essas tendências para não ficarem de fora do bonde das mudanças relâmpago. Uma dessas mudanças é a globalização, que muitos ainda nem sabem o que é. Mas englobam  crescimento explosivo do comércio global e da competição internacional.

Atualmente nenhum país pode se dar ao luxo de viver isolado da economia mundial. Principalmente nós brasileiros que não respondemos nem em 1% (um por cento) do comércio deste universo.

Qualquer nação que fechar seu mercado à concorrência estrangeira estará fadada ao não desenvolvimento. Ou até mesmo ao fracasso, pois seus cidadãos  pagarão muito mais caro por bens de qualidade inferior. Ao mesmo tempo que se abrirem seus mercados, enfrentarão concorrência severa do mercado externo e muitas de suas empresas sucumbirão.

Tecnologia, comércio exterior e marketing

Além da Globalização a outra mudança é a tecnológica. A última década tem testemunhado  avanços notáveis em diversas áreas, na disponibilidade de informações, na velocidade das comunicação, na descoberta de novos materiais, na bioenergética e medicamentos, no desenvolvimento sustentável como prioridade para a preservação do meio-ambiente, na capacitação profissional, nas maravilhas eletro-eletrônicas, enfim tudo o que temos visto na mídia e nos bastidores.

O paradoxo é que a globalização comercial e os avanços tecnológicos abrem inúmeras oportunidades, apesar de ameaçarem a soberania de um país também trazem grandes possibilidades de projeções tanto interna quanto externamente.

Essas transformações e tendências de comércio globalizadas são irreversíveis e salvaguardadas pelas regras emanadas da Organização Mundial do Comércio – OMC, antigo GATT – Acordo Geral de Tarifas e Comércio – organismo internacional, com sede em genebra,  responsável pelo controle do comércio mundial onde possui mais de uma centena de países como signatários entre eles o Brasil.

Os mercados atuais estão mudando rapidamente. Além da globalização e da mudança tecnológica, estamos vivenciando uma mudança de poder de fabricantes para varejistas gigantes, um rápido crescimento e aceitação de marcas de loja, novas formas de varejo, aumento da sensibilidade a preço e valor por parte do consumidor. Ou seja, o consumidor de hoje é seletivo, sabe o que quer e sabe onde encontrar e a que preço.

Mudanças de conceitos

Em função de todas essas mudanças, nada mais justo do que a forma da abordagem do comércio exterior e marketing mudar também. Conceitos ultrapassados já não se enquadram no comércio e no marketing de vanguarda, porém o seu objetivo principal não muda: Marketing é conquistar, encantar e manter clientes!

Desta forma, um profissional de comércio exterior e marketing internacional deverá ser um especialista em mercados diversificados tendo em vista  que este além de ser obrigado a conhecer seu produto nacional, seu serviço e seu mercado interno, deverá conhecer mercados externos, línguas, costumes, culturas diversas, legislações, normas, regras geografia, gostos, religiões, etc… pois, para penetrar o mercado internacional será necessário o aprendizado das diferenças culturais, econômicas, sociais e geográficas, que iremos ver mais a frente de forma ampla.

Ser um profissional de marketing  internacional quer dizer que o interessado deverá possuir conhecimentos globais, ser multidisciplinar e flexível e estar constantemente lincado às tendências e transformações mundiais.  É difícil, porém, havendo interesse e comprometimento, o resultado é maravilhoso e compensador.

Então vamos arregaçar as mangas e trabalhar com foco no marketing internacional para alavancar as exportações dos produtos amazônicos.

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