No Brasil, algumas instituições ainda negligenciam o incentivo à Iniciação Científica e Extensão no âmbito dos cursos de graduação. Tal constatação não ocorre na Faculdade Santa Teresa – FST que, ao inserir na graduação a Iniciação Científica, cumpre com o Artigo 207 da CF/88 e mantém o tripé, Ensino, Pesquisa e Extensão indissociável. Além disso, o incentivo à pesquisa por meio da prática de Iniciação Científica e práticas de Extensão Universitária, contribui para uma formação acadêmica de excelência.
A Iniciação Científica promove uma imersão em situações que não são abordadas, de forma satisfatória, na prática do ensino tão somente. Neste processo de imersão, é possível desenvolver no graduando habilidades e competências importantes para a solução de problemas. E é este tipo de profissionais, que o mercado de trabalho demanda.
Autores como Pedro Demo (2011) e Severino (2007) definem “PESQUISA” como atividade de caráter teórico-prático, com o objetivo de solucionar problemas, estando expressa aqui a sua importância, tanto na formação profissional como para a sociedade.
A “PESQUISA” permite a construção e reconstrução do conhecimento e possibilita a abertura de trincheiras no ramo da Ciência. Com a utilização do método científico a pesquisa é realizada, por meio do processo racional de forma organizada, com base na lógica, investigação planejada, reflexões, análises e sínteses.
O Ensino, articulado com a pesquisa e a extensão, enriquece-se e amadurece nesse processo, colocando no mercado profissionais com senso crítico e analítico. Os Profissionais com estas habilidades e competências geram soluções para melhoria de qualidade de vida de todos os segmentos da sociedade. Demo (2010) apresenta o termo ‘questionamento reconstrutivo’ para a pesquisa, que coloca o graduando frente ao desafio de questionar a realidade e reconstruí-la.
As instituições, ao incentivarem a articulação do ensino, pesquisa e extensão, não só contribuem para a formação de profissionais que a sociedade valoriza, bem como professores mais preparados. O professor universitário, ao integrar suas práxis de ensino à pesquisa e à extensão, mantém-se atualizado e conectado com as transformações mais recentes que o conhecimento científico provoca. Mas, como implementar a prática da pesquisa na graduação articulando com o ensino?
A FST promove a articulação do ensino com a iniciação científica e extensão com:
– A Criação do PAPEEX- PROGRAMA DE ARTICULAÇÃO PESQUISA, ENSINO, EXTENSÃO;
-O cumprimento das novas diretrizes da Extensão – Resolução N. 7/2018 – A inclusão da temática de RESPONSABILIDADE SOCIAL;
– A criação de um programa de iniciação científica.
A FST, buscando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, institucionalizou o PAPEEX, cujo objetivo é promover práticas articuladas que relacionem TEORIA e REALIDADE, nas três dimensões (ensino, pesquisa e extensão). O PAPEEX promove ainda, com suas ações, a interação e a troca de saberes entre a IES e os demais setores da sociedade.
A RESPONSABILIDADE SOCIAL é incluída nas ações de articulação, contemplando os eixos Educação Ambiental, Ético-racial, Direitos Humanos e Educação Indígena. Assim, possibilita o aprimoramento do processo educativo multidisciplinar por meio do envolvimento de estudantes e professores das diversas áreas do conhecimento.
O projeto de produção acadêmica consiste no incentivo às publicações com seus pares (docentes e discentes) no formato de e-books (com DOI e ISBN); esse projeto é fruto de uma parceria com a editora Poisson, inserindo os discentes no ambiente de divulgação de conhecimentos.
Dessa forma a FST, consegue formar profissionais capazes de ampliar conhecimentos, construir e reconstruir novos saberes. Saberes que lhes possibilitem autonomia profissional com visão crítica, e não somente uma formação reprodutora do que foi aprendido. Desse modo, o profissional adquire habilidades e competências em suas respectivas áreas de atuação. Esses profissionais passam a contribuir com o que sustenta empresas em qualquer segmento que busca inovação tecnológica, a Pesquisa e Desenvolvimento – P & D.
As instituições não podem mais negligenciar a inserção de pesquisa por meio da articulação do ensino com a iniciação científica e extensão. É possível encontrar a versão original deste artigo, com análise de ações que articulam Ensino, Pesquisa e Extensão no livro “A Gestão da Produção em Foco” – Vol 35, organização Editora Poisson.
Autora: Professora Suelania Figueiredo, mestre em Desenvolvimento Regional, Doutora em Ciências da Educação e coordenadora de Pesquisa e Extensão da Faculdade Santa Teresa