(Foto: Divulgação/Amazon)

Amazon é plataforma de anúncios líder na preferência dos consumidores

A Amazon é a plataforma de anúncios preferida pelos consumidores. A informação consta na quarta edição do estudo Media Reactions, feito pela Kantar, que atua no ramo de dados, insights e consultoria; e avalia no Brasil e no mundo o equity de publicidade em uma seleção de canais e marcas de mídia.

No total, foram entrevistados mais de 16 mil consumidores e 900 profissionais de marketing. A pesquisa foi feita entre 24 de maio e 24 de julho de 2023 em 23 mercados. São eles: Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, China, Colômbia, Egito, Alemanha, Grécia, Índia, Indonésia, Japão, México, Holanda, Nova Zelândia, Filipinas, África do Sul, Taiwan, Reino Unido, Estados Unidos, Vietnã, Arábia Saudita e Emirados Árabes. No Brasil, as entrevistas foram feitas com 650 pessoas de 16 a 65 anos de idade entre 26 de maio e 2 de junho deste ano.

Segundo o levantamento, a bigtech do comércio eletrônico lidera em países como Brasil, Alemanha e México – três dos 23 mercados incluídos na pesquisa.

O estudo ainda identificou que há um contraste significativo entre os canais preferidos pelos profissionais de marketing e pelos consumidores. Enquanto os especialistas são mais inclinados para a mídia on-line, os consumidores, por sua vez, escolhem pontos de contato presenciais, com os eventos patrocinados na liderança pelo segundo ano consecutivo.

Mesma tendência no Brasil

Os canais de mídia off-line lideram o ranking de Ad Equity também no Brasil. Aqui, eventos patrocinados, locais de venda e mídia exterior são os pontos de contato que criam uma melhor experiência para receber publicidade na percepção dos consumidores. Contudo, as marcas de e-commerce apresentaram uma tendência de crescimento das mídias de varejo no país em relação à 2022.

“Quando as pessoas entram em plataformas de e-commerce, elas estão abertas a buscar e descobrir produtos e serviços para comprar. Com esse mindset, as pessoas estão mais do que abertas para que as marcas facilitem e ajudem nessa busca até a compra.” – Maura Coracini, diretora de Mídia e Digital da Divisão Insights da Kantar

“No estudo deste ano, fica evidente que passados todos os resquícios da pandemia, voltamos a ter experiências fora de casa e os consumidores têm valorizado mais o contato das marcas nos ambientes presenciais. Também observamos o fortalecimento e consolidação dos formatos de vídeo e a comprovação do e-commerce como um forte ponto de contato para as marcas”, complementa.

Media Reactions ainda aponta como as tendências e mudanças no cenário da mídia moldam as atitudes dos profissionais da área. O metaverso, por exemplo, continua a ser uma promessa não cumprida. Apenas um em cada cinco especialistas (22%) afirma que aumentará o orçamento para publicidade no próximo ano.

O X (antigo Twitter) sofreu danos à reputação após a aquisição pelo magnata Elon Musk. Isso fez com que 14% dos especialistas afirmassem que reduzirão o investimento na plataforma em 2024.

*Com informações do site Metrópoles

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