João dos Santos parou de estudar na adolescência, mas voltou às salas de aula 45 anos depois, com o objetivo de entrar no seminário. Agora, morador de Capão Bonito (SP) se inscreveu na pós-graduação e quer trabalhar em colégio.
Aos 71 anos, o agricultor João dos Santos Martins Filho provou que nunca é tarde para realizar sonhos. Neste ano, o morador de Capão Bonito (SP) se formou na faculdade de história após mais de quatro anos tendo aulas pela internet.
Apesar das dificuldades para voltar a estudar depois de tanto tempo e os desafios do mundo virtual, João garantiu que o esforço valeu a pena e o fez sentir como um “rapaz adolescente”. Nesta sexta-feira, 1º de outubro, é comemorado o Dia Mundial do Idoso.
“A gente tem que se valorizar, afinal de contas, nós somos imagem e semelhança de Deus. Eu mostrei competência e vou ter que exercer minha profissão para mostrar para a juventude que nunca deve dizer ‘ai, já estou velho’. A cabeça ajuda, basta você querer. Esse negócio de ser velho, eu não admito”, declara o agricultor.
João dos Santos se formou em história em Capão Bonito — Foto: Edith Almeida/Arquivo pessoal
João dos Santos contou ao g1 que estudou em um colégio agrícola na adolescência, mas teve que deixar a escola para cuidar do pai que estava com câncer. Depois de 45 anos longe das salas de aula, o agricultor foi aconselhado por um padre a entrar em um seminário.
“Eu arrendei meu sítio e fui fazer Educação de Jovens e Adultos (EJA). Fiz fundamental, médio, mas não fui aceito no seminário. Eu estava em uma desilusão que não tinha tamanho porque era meu sonho. Um dia saí andar para a rua e vi a propaganda do curso. Eu sempre gostei de história e, como o que eu queria não ia dar certo, eu topei a parada”, lembra João.
No mesmo dia em que viu a propaganda, João foi até o polo da faculdade particular em Capão Bonito, prestou vestibular e fez a matrícula. A partir disso, começou a frequentar as aulas do ensino a distância.
“Eu sou aposentado na roça, então, sofri porque sou uma negação em informática. Mas tinha um amigo que me ajudava a fazer as coisas e foi isso aí, tudo normal. Foi legal pra caramba.”
Formatura
Idoso de 71 anos faz juramento ao se formar em história em Capão Bonito
Durante quatro anos e meio, João acompanhou as aulas e fez as atividades propostas pelos professores. No último dia 25, ele se formou na licenciatura em história e comemorou a conquista ao lado dos funcionários da faculdade e colegas de turma.
Na cerimônia realizada em Capão Bonito, o agricultor vestiu beca, chapéu de formatura e fez o juramento da classe (veja no vídeo acima). Agora, João disse que já se inscreveu em uma pós-graduação e para dar aulas em um colégio estadual da cidade.
“Uma pessoa com quase 72 anos, caipira da zona rural, da roça, agora é professor de história. Eu acho até engraçado. Mas para mim foi muito bom porque abriu minha cabeça, minha ideologia”, relata.
João e o professor Antônio Carlos na cerimônia de formatura em Capão Bonito — Foto: Arquivo pessoal
Quanto ao sonho de entrar no seminário, João disse que deixou a ideia para trás, mas que ainda faz celebrações na igreja quando o padre não pode. Solteiro e sem filhos, o agricultor pagou a faculdade com o dinheiro da aposentadoria e não pretende parar de estudar.
“Eu estou muito feliz. Pareço um rapaz adolescente. Até a gente aprender a mexer com computador, impressora, foi difícil, mas depois que aprende fica muito fácil. Eu tenho 71 anos, mas me sinto muito jovem. Faço musculação, fisioterapia, idade não é o caso. A gente tem que viver a vida”, completa João.
Veja mais notícias no G1 Itapetininga e Região