Bendsteel e Bajaj: sinergia que impulsiona a indústria de duas rodas na Amazônia

No Polo Industrial de Manaus (PIM), a parceria entre Bajaj do Brasil e a Bendsteel da Amazônia inaugura uma nova fase para a produção de motocicletas no Norte. Fundada e presente na Zona Franca de Manaus (ZFM) desde 2009, a Bendsteel vai assumir a soldagem dos chassis da Bajaj, usando tecnologia robótica importada da Índia, parte central da nacionalização de etapas-chave da produção.

A ampliação da capacidade produtiva da fábrica da Bajaj, inaugurada em junho de 2024, tornou-se necessária diante do crescimento acelerado da demanda. Com aporte de US$ 10 milhões para suportar a expansão, a meta é alcançar a fabricação de até 48 mil motocicletas por ano, o que equivale a cerca de 200 unidades/dia. Até agosto de 2025, o volume já somava 19.545 unidades.

Além da Bendsteel na soldagem, a Galvasistem foi confirmada como parceira para a pintura dos chassis, usando tecnologia KTL (via deposição eletrolítica), método que oferece proteção anticorrosiva e apelo ambiental.
Essa sinergia entre empresas locais e a matriz da Bajaj fortalece a cadeia de suprimentos em Manaus, reduz importações, acelera entregas, eleva padrões técnicos e aponta para uma indústria de duas rodas mais integrada e competitiva no Brasil.

Fonte – Cristina Monte

Foto: Reprodução

Compartilhar

Últimas Notícias