O mineiro Raul Tavares de Prado, de Guaipava, um vilarejo de 400 pessoas próximo a Alfenas (MG), foi vencedor da final regional do Histórias que Inspiram, premiação organizada pelo Mercado Livre em parceria com a Endeavor. Filho de um agricultor e de uma dona de casa, Raul empreendeu desde muito cedo e, há 10 anos, encontrou no Mercado Livre uma oportunidade de negócio lucrativa: a venda de antenas de telefonia para conectar populações rurais.
Em 2008, Tavares criou a Lojas Mineiras, que hoje registra 3.000 clientes por mês. O empreendedor enxergou uma necessidade quando ainda morava em Guaipava, que não tinha sinal de internet ou celular. Ao comprar uma antena rural, facilitou a sua vida e resolveu facilitar a de outras pessoas da região e, aos 16 anos, começou a vender o produto pelo Mercado Livre. Aos 17, se mudou para São Paulo para cursar a faculdade, levou o negócio para a capital paulistana, conquistou mais clientes e direcionou o negócio para venda de produtos de telefonia. Hoje, o empreendedor conta com mais de 20 colaboradores.
Além do brasileiro, o argentino Valentino Romano também foi premiado. Romano é dono da Romano Maderera, especializada na fabricação de móveis e materiais de construção feitos de madeira. O negócio tem um histórico familiar forte, com fundação em 1952 pelo avô de Vitor. Ao assumir o empreendimento e, como uma das primeiras ações, Romano decidiu aumentar as vendas da loja pela internet. A estratégia deu certo e, em apenas quatro meses, a Maderera triplicou seu faturamento online.
Ambos receberão US$ 15 mil, além de mentoria com especialistas da Endeavor para expandir o negócio. Outros cinco representantes (Chile, Colômbia, México, Uruguai e Venezuela) participaram da competição, e contaram suas histórias em Buenos Aires para os jurados. A especialista em sustentabilidade do Mercado Livre, Laura Motta, comenta a importância da premiação: “O Prêmio Histórias que Inspiram visa reconhecer empreendedores que tiveram a oportunidade de mudar suas vidas e alavancar seus negócios a partir do nosso marketplace. É gratificante conhecer e reconhecer essas histórias, tangibilizando o impacto do Mercado Livre na geração de renda e na democratização do comércio eletrônico”, disse.
Fonte: Idgnow