Um jovem cheio de vontade, de ideias e de projetos. Esta é uma entre tantas definições possíveis para o Canal Futura, que completa 25 anos nesta quinta-feira (22). Com uma programação especial, o canal celebra uma trajetória dedicada a conteúdos educativos conectados com os atuais desafios da sociedade, estejam eles na sala de aula ou na casa das crianças e dos estudantes.
Criado em 1997 pela Fundação Roberto Marinho, o Futura é resultado de uma parceria estratégica única no país, que reúne organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente.
“Ninguém sozinho consegue fazer tudo o que quer. A gente faz as coisas no coletivo, esse coletivo de parceiros é que sustenta o Futura. Essa capacidade de dialogar, de tecer, de estar junto com quem nos patrocina e com quem nos ajuda a enxergar a realidade é que deixa o projeto tão importante”, analisa João Alegria, secretário geral da Fundação Roberto Marinho.
Programação especial
Para celebrar, a trajetória do Futura será contada em uma programação especial programada para ser apresentada até o fim do ano, com eventos, debates, entrevistas e minidocumentários.
O conteúdo trará um panorama da atuação do Futura nas grandes agendas sociais e educacionais, nas políticas públicas e na transformação social.
O Futura é um canal de educação que ultrapassa as telas da TV. Atualmente, o conteúdo distribuído alcança sete milhões de views no TikTok, 22 milhões de visualizações no YouTube e 34 milhões de pessoas no Facebook.
“Acreditamos que a aliança entre educação e comunicação transforma pessoas e a sociedade. Esta é uma comemoração que olha para frente, que pensa a Comunicação pública a longo prazo, que conecta o tempo todo a nossa linha editorial às questões e compromissos atuais”, diz João Alegria.
De acordo com pesquisa do Instituto DataFolha encomendada pelo canal em 2020, são mais de 1,4 milhão de professores e gestores escolares como público regular, além da parceria com uma rede de 83 universidades públicas, privadas comunitárias de todo o país.
Impacto na pandemia e prêmios
Ainda segundo a mesma pesquisa Datafolha, 94% dos professores avaliam que o Futura contribuiu para sua formação e seu trabalho durante a pandemia e 84% dizem que o conteúdo do canal inspirou suas aulas. E 72% dos pais e responsáveis dão nota 9 ou 10 para a contribuição do Futura para a aprendizagem de crianças e jovens.
O conjunto resulta em coproduções, editais, oficinas de audiovisual, entre outras iniciativas. Ao todo, as produções já receberam mais de 100 prêmios em países como Estados Unidos, Inglaterra, França, Colômbia, Cuba e Argentina.
*Com informações do site G1