Capacitação profissional: como aproveitar oportunidades e crescer dentro da empresa?

Ao empreender, um dos grandes obstáculos enfrentados por gestores e empresários é a formação de uma equipe profissional que tenha um bom desempenho. Em alguns casos, a empresa entende que precisa suprir essa demanda e opta por profissionalizar e capacitar a equipe por meio de um programa de capacitação. Esse pode ser, além de um grande diferencial para o negócio, a garantia de uma equipe qualificada e coesa com o empreendimento.

O fundador e diretor-presidente da IPM Sistemas, Aldo Luiz Mees, percebeu essa deficiência e em 2000 desenvolveu o programa Jovens Talentos, em Rio do Sul. De acordo com Mees, muita gente não entendia porque a empresa estava investindo na formação da base profissional.

— Quando fomos criar softwares na região do Alto Vale não existia conhecimento na área, dificilmente as pessoas conseguiam diferenciar hardware de software. Importávamos pessoal que vinha de São Paulo e Rio Grande do Sul com toda a família, o que acabava custando muito caro. E para atender a necessidade da empresa e também a formação de pessoal para o crescimento do setor na região como um todo, implantamos o programa — explica o fundador.

Por meio de programas de capacitação é possível fomentar as potencialidades dos colaboradores e estimular também o desenvolvimento da equipe e do negócio. No caso da IPM, a cada três meses são selecionados em torno de 10 alunos de graduação das áreas de tecnologia ou administração para fazerem um curso no Centro de Tecnologia da empresa. Após a qualificação, que dura cerca de três meses, aqueles que atingem a média são aprovados e continuam na empresa, atuando como estagiários.

O diretor-presidente explica que o programa, que conta com turmas fixas desde 2013 e já formou 200 estudantes, é responsável por 20% de todas as contratações da empresa. Sem esse investimento, não seria possível ter um pessoal qualificado para atuar na fabricação e fornecimento de softwares de gestão para prefeitura.

Nem todas as pessoas que fazem o programa seguem na empresa. Algumas se tornam responsáveis pela área de tecnologia em municípios da região e outros seguem como professores universitários.

— É importante lembrar que a empresa não tem que ser importante só para os donos, mas tem que ser importante para os clientes e para a sociedade como um todo. E esses programas ajudam a incentivar talentos — destaca Mees.

Capacitação profissional é um dos diferenciais da IPM Sistemas — Foto: IPM Sistemas/Divulgação

Capacitação profissional é um dos diferenciais da IPM Sistemas — Foto: IPM Sistemas/Divulgação

Desafios encontrados ao longo da trajetória

Segundo o empresário, que é sócio da esposa, Luciane Mees, em 1996, quando a IPM foi fundada, os computadores começavam a ser vendidos no Brasil e foi aí que ele vislumbrou a possibilidade de, juntamente com o uso de softwares, dar uma resposta imediata ao cidadão que precisava de serviços públicos municipais.

Ao longo dos 22 anos, Mess conta que foram enfrentados diversos obstáculos, desde sérias dificuldades logísticas até a falta de pessoal qualificado, o que foi solucionado com a criação do programa de capacitação.

Já na questão logística, a alternativa foi levar, em 2008, a sede administrativa da empresa para Florianópolis. De acordo com Mees, na Capital, além de estar melhor localizada, existe ainda um transporte aéreo regular que torna a empresa mais integrada a todo o segmento tecnológico.

Aproveitando oportunidades

Cada vez mais as pessoas buscam dar uma guinada na carreira profissional, mas nem todos sabem aproveitar as oportunidades que surgem, muitas vezes, dentro da própria empresa. E neste caso, saem na frente aqueles que conseguem identificar as possibilidades, estão atentas e dispostas a enfrentar desafios. Isso denota um comportamento inteligente, participativo e preparado – atitudes que podem ser decisivas para uma promoção. Em outros casos, o destino e o conhecimento técnico podem trazer gratas surpresas.

O atual gerente geral do Centro Tecnológico da IPM Sistemas, em Rio do Sul, Giovani Lunelli, 37 anos, participou do programa de capacitação na empresa e soube aproveitar bem a oportunidade e assumir responsabilidades.

— De estagiário, me tornei programador, depois assumi como analista de software e na sequência assumi a coordenação de núcleo, neste período sempre atuando na área tributária. Em 2008, me tornei responsável por toda a fabricação do software e assumi a gerência do desenvolvimento e cinco anos depois, em 2013, me tornei gerente geral — compartilha.

Compartilhando dicas para quem quer empreender

O diretor-presidente sugere que quem está querendo empreender e ver o seu negócio dar certo precisa, antes da mais nada, fazer um estudo de mercado para saber se o foco do investimento atende realmente a necessidade das pessoas e das empresas. Após isso é preciso ser persistente, acreditar e investir no projeto.

— Quando eu comecei fiquei um ano sem nenhuma receita e fui vendendo casa, apartamento, imóveis que recebi de herança, minha própria família não acreditava em mim. Mas, eu acreditava e continuei investindo, tinha que dar certo. Se não desse eu ficaria sem nada, teria que recomeçar. Então, a persistência é realmente muito importante, obviamente dentro de um limite — completa Mees.

Fonte: G1

Compartilhar

Últimas Notícias