Cargill transporta 110 mil toneladas de milho em operação recorde pelo Rio Tapajós

A Cargill, uma das maiores empresas de alimentos e agronegócio do mundo, realizou uma operação com volume inédito na região Norte: utilizando um comboio de 36 barcaças, movimentadas por um empurrador de alta capacidade com 6.400 HP de potência, a empresa transportou, de uma só vez, 110,971 mil toneladas de milho. O feito ocorreu entre Miritituba a Santarém, por meio do rio Tapajós, no Pará, no dia 5 de julho.

A operação foi um teste bem-sucedido da Cargill, na busca contínua por ganhos de eficiência no transporte de commodities como milho e soja. Investir na evolução de processos logísticos é um compromisso da companhia com seus fornecedores, clientes e parceiros de negócios, mas também é um movimento essencial para a segurança alimentar e para a manutenção da competitividade do agronegócio brasileiro.

É por meio da rota fluvial no Pará que a Cargill escoa grãos produzidos em regiões-chave do país como Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. Esse processo é finalizado com o embarque no terminal fluvial de granéis sólidos de Santarém, operado pela empresa desde 2003. Após uma obra de expansão, concluída pela Cargill em 2018, a capacidade de embarque anual do terminal foi ampliada para 4,9 milhões de toneladas.

Fonte: Transporte Moderno.

Foto: Divulgação: Cargill

Compartilhar

Últimas Notícias