Nesta terça-feira (30/04), o Conselho de Administração da Suframa (CAS) aprovou 26 projetos industriais no Polo Industrial de Manaus (PIM), que devem criar 1.028 novos postos de trabalho. Os investimentos totalizam R$ 1,73 bilhão, com destaque para a iniciativa da empresa chinesa BYD, que fabricará baterias para ônibus elétricos.
Em janeiro deste ano, o governador Wilson Lima visitou a China, onde articulou a vinda da BYD para o parque fabril da Zona Franca de Manaus (ZFM), com o objetivo de ampliar o investimento asiático na região.
Foram aprovados 13 projetos de implantação de empresas no PIM e outros 13 projetos de diversificação e atualização de produtos fabricados na Zona Franca de Manaus.
Para o vice-governador Tadeu de Souza, que participou da reunião do CAS, a aprovação desses projetos demonstra a capacidade de adaptação e contribuição do Polo Industrial de Manaus.
“A reunião de hoje aprovou projetos que, mais que nunca, demonstram que o Polo Industrial de Manaus de, após cinco décadas de implantação, ainda mantém a sua capacidade de adaptabilidade, de receber novos projetos, e contribuir com a agenda nacional de descarbonização e de transição energética”, afirmou o vice-governador.
Além disso, durante a reunião do CAS, foram ressaltados os esforços do Governo do Amazonas em desenvolver projetos ligados a novas matrizes econômicas, como a exploração do potássio em Autazes, que possibilitará a produção de fertilizantes para o agronegócio brasileiro.
A empresa Potássio do Brasil prevê a geração de 2,6 mil a 4,2 mil empregos diretos durante a construção do complexo nos próximos quatro anos.
Essas iniciativas foram elogiadas pelo secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, que reconheceu o Amazonas como um exemplo para o Brasil na busca por alternativas econômicas que complementem o modelo ZFM.
“O Amazonas tem dado bons exemplos para todo o Brasil. O país tem uma dependência externa brutal em matéria de fertilizantes que chega à casa dos 90%. Então, esses investimentos vêm em boa hora, até para confirmar o nosso potencial agrícola no mundo todo. Vocês estão de parabéns”, enfatizou o representante do MDIC.
A reunião do CAS contou com a participação de representantes de diversos órgãos governamentais, estaduais e federais.
Fonte: Real Time 1.