O Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) lançou, nesta semana, o segundo edital do programa CBA OPEN, com o objetivo de atrair startups com atuação em bionegócios para se instalarem no Espaço CBA de Inovação (ECBAI), localizado na sede do Centro, no Distrito Industrial de Manaus.
O edital está com inscrições em fluxo contínuo e é voltado para empresas de base tecnológica com até 10 anos de registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). As propostas devem apresentar soluções voltadas ao aproveitamento sustentável da biodiversidade amazônica. As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível no site oficial do CBA: www.cbamazonia.org.
“O CBA OPEN fortalece nossa missão de transformar ciência em desenvolvimento, conectando inovação, biodiversidade e empreendedorismo para impulsionar a nova economia da floresta”, afirmou Caio Perecin, diretor de operações do CBA.
A primeira edição do programa, lançada no primeiro semestre de 2025, selecionou sete startups. Com a finalização das obras de infraestrutura do espaço físico, o ECBAI está agora preparado para receber novos projetos e ampliar sua capacidade de incubar ideias com alto potencial de impacto econômico, social e ambiental na região amazônica.
Entre os benefícios oferecidos às startups selecionadas estão:
- Uso de espaços compartilhados ou privativos;
- Acesso à infraestrutura técnica e laboratorial do CBA;
- Apoio ao desenvolvimento de produtos;
- Articulação com mentores e parceiros estratégicos;
- Suporte para captação de recursos por meio de projetos;
- Possibilidade de contrapartidas não financeiras, como serviços e colaborações técnicas em pesquisa e desenvolvimento.
O prazo mínimo de permanência no programa é de 12 meses, podendo ser prorrogado conforme desempenho e cumprimento de metas.
O CBA OPEN integra uma estratégia nacional de fomento à bioeconomia, apoiada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A iniciativa busca consolidar o CBA como um hub de inovação em bioeconomia, promovendo sinergias entre setor público, setor privado, academia e comunidades tradicionais da Amazônia.
O edital visa impulsionar negócios inovadores comprometidos com o desenvolvimento sustentável da floresta, alinhando ciência, tecnologia e empreendedorismo. Para mais informações ou dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: cbaopen@cbamazonia.org. O edital completo você confere CLICANDO AQUI!
Foto: Divulgação
Fonte: Segundo a Segundo.