Com processo de seleção em vários municípios brasileiros, entre os quais Manaus, Tabatinga (AM) e São Gabriel da Cachoeira, a Universidade de Brasília (UnB) anunciou a realização do vestibular indígena 2022, destinado a selecionar candidatos para ingresso nos cursos de graduação oferecidos pela UnB, no segundo semestre deste ano.
São 81 vagas no total, distribuídas nos campi Darcy Ribeiro (Asa Norte), Ceilândia e Planaltina, informou a Agência Brasil.
As inscrições vão até o próximo dia 21 de julho, exclusivamente pelo portal do Cebaspe, empresa responsável pela organização do certame.
Candidatos indígenas que tenham cursado ou estejam cursando a maior parte do ensino médio em escolas da rede pública ou da rede particular, desde que por meio de bolsa de estudos integral ou parcial de, no mínimo, 50%, podem concorrer às vagas e não há cobrança de taxa de inscrição.
A seleção será feita por meio da avaliação de conhecimentos, mediante aplicação de prova objetiva, e de redação em Língua Portuguesa, previstas para 20 de agosto, entrevista pessoal, prevista para o período de 21 a 24 de agosto, além de avaliação de documentação.
Além dos municípios amazonenses, haverá seleção nos municípios de Pesqueira (PE), na Aldeia Vila de Cimbres; de Porto Real do Colégio (AL), na Aldeia Kariri-Xocó/Escola Indígena Pajé Francisco Queiroz Suira Oliveira, Brasília (DF) e Canarãna (MT).
Mais informações podem ser obtidas por meio do site: //www.cebraspe.org.br/vestibulares/VESTUNB_22_1_INDIGENA
Fonte: Portal do Holanda