Cerca de um terço das micro e pequenas empresas (MPEs) e dos microempreendedores individuais (MEIs) de São Paulo têm clientes inadimplentes, segundo pesquisa do Sebrae-SP. O levantamento mostrou que, no mês de julho, 34,2% das MPEs paulistas tinham clientes com pagamento atrasado. Entre os MEIs esse número é um pouco menor, cerca de 32,2% de inadimplentes.
O estudo ainda mostrou que para uma boa parte das MPEs, 41,9%, com clientes inadimplentes, houve um aumento dos casos em comparação com 2021. Para 34,7% a parcela de inadimplência ficou no mesmo patamar e para 19,9% essa taxa diminuiu. No caso dos MEIs, 16,7% deles, o grupo de clientes com pagamentos em atraso aumentou. Para 12,7% essa parcela diminuiu e para 55,2% ficou igual
“Apesar de parte de MEIs, micro e pequenas empresas ter registrado aumento de clientes inadimplentes em suas carteiras no último ano, o lado positivo é que o grupo formado por negócios cuja inadimplência ficou inalterada ou diminuiu ainda é maior”, destacou Marco Vinholi, diretor-superintendente do Sebrae-SP.
O diretor ainda explicou que a falta de pagamento e os atrasos estão diretamente ligados ao nível de emprego. Além disso, a renda e a taxa de juros e a combinação desses fatores é o que altera o nível de inadimplência.
Já no caso do pagamento a prazo, 29,1% das MPEs afirmaram aceitar essa modalidade de pagamento somente no cartão de crédito. Outros 26,9% optam por negociar diretamente com o cliente e para 12,5% só se for em boleto bancário. Para 56,8% dos MEIs que vendem a prazo, este tipo de transação comercial representa até 20% do faturamento.
A pesquisa foi feita com base em 1,7 mil MPEs e 1 mil MEIs em julho de 2022. As companhias foram definidas como empresas de serviço e comércio com até 49 colaboradores e empresas da indústria e construção civil com até 99 trabalhadores, com faturamento anual até R$ 4,8 milhões.
*Com informações do site Mercado e Consumo