Com a economia movida principalmente por atividades relacionadas à mineração, agropecuária, pesca, extrativismo vegetal e, em menor escala, turismo, o estado do Amapá vem impulsionando o polo de inovação por meio da implantação de startups que têm transformado o cenário empreendedor da região.
De acordo com levantamentos realizados pelo Sebrae entre os anos de 2022 e 2024, a economia de startups no Amapá conta com cerca de 90 empresas nascentes, que geram em torno de 500 postos de trabalho diretos e indiretos, o que contribuiu para um faturamento superior a R$ 10,2 milhões no ano de 2022. Esses números solidificaram a posição de Macapá como a segunda capital do Norte do país com a maior concentração de startups, representando 17,4% do total, ficando atrás apenas de Manaus, que detém 32,2% desse mercado.
Para reforçar o desempenho do ecossistema empreendedor do estado, a Tucuju Valley, uma comunidade de empreendedores, atua com iniciativas colaborativas e inovadoras para potencializar o desenvolvimento dos seus negócios e do entorno. “Há 15 anos criamos a Proesc e começamos a incentivar a criação de startups aqui. Nosso objetivo sempre foi não só prosperar individualmente, mas também impulsionar o ecossistema empreendedor local”, comenta Lindomar Góes Ferreira (foto), fundador da startup Proesc e um dos líderes da Tucuju.
Dentre essas startups, destacam-se empresas líderes em diversos segmentos, como OrçaFascio, em orçamentos de obras; Tributei, na gestão de ICMS-ST e Difal; Assinadoc, em assinatura de documentos eletrônicos; SouRev, uma startup criada em 2021 para dar crédito a revendedoras; a Tuxtu, da área de gestão ambiental, e a Consignei, que foca em crédito consignado para funcionários públicos e acaba de receber um aporte de R$ 3 milhões.
Além disso, o estado também se destaca na bioeconomia, com startups como a Flor da Samaúma, que produz vinho de açaí; a Flor de Açaizeiro, que faz cosméticos a partir do caroço do açaí; a Carvão de Açaí, que também aproveita o caroço do açaí para produção de carvão; e a Engenho Café de Açaí, que fabrica a bebida com a utilização do fruto. Esses bionegócios, que abrangem desde a produção de vinho de açaí até fertilizantes derivados do caroço do fruto, demonstram a criatividade, diversidade e o potencial inovador da região. “Na parte de pescado, tem a Bactolac, que é um probiótico para a criação de peixe que diminui em 11% a mortalidade dos peixes. Tem também a Yara Couro, que faz moda a partir de couro de peixe. Muitas startups de sucesso”, evidencia Lindomar.
Um dos pontos-chave desse sucesso é a metodologia adotada pela Tucuju Valley em parceria com o Sebrae, que envolve várias etapas. “Nós desenvolvemos uma metodologia para a criação de startups, que chamamos de máquina de startups milionárias. Em cada fase, temos várias ações. A primeira fase é a fase de curiosidade, a segunda de ação, a terceira fase de operação, depois vem a fase de tração, e, por fim, a de escala. Para cada fase, organizamos eventos de treinamento, formação, pré-aceleração e aceleração, fazendo com que faz várias startups entrem nesse funil e, no final, algumas se tornem milionárias”, afirma.
Outro marco significativo na trajetória da comunidade foi a união de diversos atores do ecossistema para estabelecer o Pacto pela Inovação. Nesse acordo, governadores, prefeitos, deputados, senadores, empreendedores, a academia, representantes do Sebrae e startups se uniram em um compromisso conjunto para impulsionar a inovação na região. O reconhecimento desse esforço se reflete em eventos como o Startup 20, sediado no Amapá e que reuniu empreendedores do G20, além do sucesso do Startup Day, que neste ano contou com 1.400 inscrições e palestrantes de renome nacional.
O desempenho representativo do ecossistema empreendedor amapaense não significa que a labuta seja fácil. Pelo contrário, se se considerar que o Amapá é um estado localizado quase no meio do mundo, com difícil acesso logístico e uma infraestrutura insatisfatória, o que dificulta a abertura e circulação de produtos, além da dependência econômica de setores primários, somando-se ao seu desenvolvimento tardio em relação às demais capitais brasileiras, mais os desafios educacionais e outras questões socioculturais, fica claro que essa movimentação colaborativa de negócios tem um futuro promissor para o estado, os pequenos negócios e sua população.
Expansão no varejo: Millennium anuncia três novas operações
O estudo ‘O varejo dos shoppings: marcas em expansão’, realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), mostrou que, no último trimestre de 2023, aproximadamente 1.759 marcas abriram lojas em shoppings por todo o Brasil, marcando o melhor resultado desde o início da série histórica no primeiro trimestre de 2021. Nós, da coluna Mais Negócio$, vira e mexe publicamos os lançamentos que ocorrem em vários shopping centers de Manaus. Agora, é a vez do Millennium Shopping divulgar o início de três operações que acontecerão nas próximas semanas: a lavanderia C’Clean, a casa de câmbio Cortez e a loja de calçados Bennedita Confort.
A expectativa é que outras marcas inéditas na região abram suas portas e ofereçam novidades para os clientes que visitarem o Millennium.
Biomarine inicia novo modelo de negócios
Com o propósito de manter a qualidade de seus produtos e promover a beleza e bem-estar dos consumidores, a Biomarine, empresa brasileira especializada em cosméticos, está ampliando sua atuação por meio de franquias de quiosques em shopping centers. A estratégia comercial está sendo tão bem-sucedida que a companhia pretende inaugurar, até o próximo ano, nada menos que 150 quiosques pelo Brasil.
No mercado desde 2000, a empresa é especializada em cosméticos produzidos a partir de matérias-primas de fonte marinha, e seu portfólio não para de crescer. Segundo a empresa, o investimento inicial para uma franquia nesse formato gira em torno dos R$ 170 mil, enquanto o faturamento médio por unidade chega a R$ 100 mil por mês.
RÁPIDAS & BOAS
A Nexa e a Amazon Web Services (AWS) vão financiar 40 mil bolsas de estudo em tecnologia como parte da edição 2024 do programa ‘Talento na Nuvem’. O programa será ministrado pela edtech DIO em quatro bootcamps virtuais de inteligência artificial generativa. O primeiro bootcamp, ‘Fundamentos de IA Generativa e Claude 3’, está com inscrições abertas até domingo (2/6) pelo link (https://encurtador.com.br/byzO5).
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Nos dias 3 e 4/6, o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) apresentará, durante o I Congresso Internacional de Alimentos Funcionais da Amazônia (CIAFA), pesquisas desenvolvidas a partir do potencial nutricional de produtos amazônicos como o jucá (Libidiba ferrea), abacaxi (Ananas comosus), açaí (Euterpe oleracea) e abiu (Pouteria caimito). É a primeira vez que a instituição apresenta esses estudos em um congresso internacional.
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Estão abertas até sexta-feira (7/6) as inscrições gratuitas para o #EmpreendeNoZapMães, um programa que capacita mulheres em temas de gestão simplificada de negócios e crescimento pessoal através de videoaulas e atividades interativas enviadas em seu próprio telefone celular, via aplicativo WhatsApp. Mais informações e inscrições pelo link (https://www.consuladodamulher.org.br/).
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O Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam) está com edital aberto até sexta-feira (7/6) para Exame de Seleção de candidatos para ingresso no 2º semestre de 2024 nos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação e Informática do Instituto (PPGI). Para mais informações e inscrições, basta acessar o link (https://encurtador.com.br/YNQvY).
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As inscrições para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) acontecem até sexta-feira (7/6). O curso será realizado nas dependências da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA). Segue link para acesso a edital e inscrição (https://encurtador.com.br/AQtfk).