Digitalização industrial: implantação do 5G em redes privadas irá permitir adequação à Indústria 4.0
Aumentar a produtividade, diminuir custos operacionais e usar ao máximo ferramentas tecnológicas e dados a favor do crescimento empresarial pode parecer sonho de consumo, mas distante de ser sonho e mais próximo à realidade, a faixa de frequência de 3.7 a 3.8 GHz para 5G liberada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para utilização em serviço privado é um passo importante para que as indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM) possam instalar redes 5G privadas para o desenvolvimento de seus projetos. Outra notícia boa é que Manaus, de acordo com o governo federal, é uma das 15 cidades que estão com a legislação adaptada para receber o 5G.
Com o cenário favorável, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) e a Nokia estão atuando na implantação da infraestrutura da nova tecnologia 5G para redes privadas em empresas que desejem se adequar à Indústria 4.0, de acordo com as características de cada companhia, apresentando soluções personalizadas e compatíveis com o negócio, permitindo, assim, que possam otimizar as ferramentas tecnológicas.
A parceria entre o INDT e Nokia reforça a expertise e credibilidade das duas empresas, conforme diz Renato Bueno (foto), diretor de Negócios para a América Latina na Nokia. “A Nokia está à frente da implantação de redes empresariais de missão crítica e participa ativamente no desenvolvimento do uso de redes privadas em diversos setores, como mineração, agricultura e manufatura. Globalmente, implantamos 2.200 redes de missão crítica, dentre as quais 450 são redes LTE sem fio de nível industrial. As redes 5G, por entregarem maior taxa de transferência, menor latência e níveis de segurança incomparáveis, vêm se estabelecendo como estruturas fundamentais para a Indústria 4.0. Estamos muito contentes em poder firmar essa parceria com o INDT e agradecemos a confiança do Instituto em nosso trabalho”. Pensando nas diversas frentes de trabalho relacionadas ao 5G, o INDT possui outras parcerias com importantes instituições como a iniciada em 2020 com o Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL).
A parceria com a companhia promove uma forte atuação na área de capacitação em 5G, oferecendo uma gama de cursos e serviços de treinamentos às indústrias. Outra frente é o desenvolvimento de análises e consultorias para que as empresas entendam as aplicações e cenários possibilitados pelo 5G dentro do contexto de Indústria 4.0. “Atualmente possuímos 2 projetos em andamento para implantação de soluções com redes 5G privadas. Esses projetos estão sendo realizados com nosso cliente Jabil Industrial do Brasil Ltda., multinacional americana que atua em Manaus (AM) como comércio atacadista de componentes eletrônicos e de telefonia e comunicação. Esses projetos correspondem ao desenvolvimento de robôs móveis autônomos e localização indoor para fluxo de material, além de inspeção automática por imagens de placas de circuito impresso, utilizando altas resoluções”, comenta Sérgio Abreu, engenheiro eletricista técnico do INDT. Para conhecer os serviços oferecidos pelo INDT, basta acessar o portal (https://www.indt.org.br/contact).
Parceria contribui para escoamento da produção de agricultores do Amazonas
Eliminando a figura do `atravessador´, agricultores de municípios como Manacapuru, Rio preto da Eva, Manaus, Iranduba e Careiro da Várzea estão vendendo mensalmente cerca de 39 toneladas de alimentos, como frutas, legumes e verduras para o `Nova Era´, o que colabora muito para o escoamento da produção. Para o supermercado, essa parceria é garantia de aquisição de produtos frescos e de boa qualidade. Além disso, o mercado contribui socioeconomicamente com essas localidades. A parceria beneficia 17 famílias de produtores rurais, que acabam tendo mais lucro com a venda direta.
Incubadora está com edital aberto
A Incubadora de Empresas e Startups da Universidade Nilton Lins, BioTech da Amazônia (inBioTa), está lançando edital para o processo seletivo de seu programa de incubação aberto ao público, oferecendo um total de 10 vagas, cinco para cada semestre deste ano. O edital é voltado, principalmente, para o desenvolvimento de negócios inovadores, de base tecnológica ou não, nas áreas de sustentabilidade, biotecnologia, indústria e química verde, meio ambiente e operações relacionadas com a Bioeconomia. O edital e as inscrições já estão disponíveis no site da instituição (universidadeniltonlins.com.br) até o dia 16 de outubro.
RÁPIDAS & BOAS
Até o sábado (2), quem visitar o Millennium Shopping poderá aproveitar as atrações do arraial São João da Diversão. Barracas com comidas típicas, espaço `instagramável´ e música, a partir das 18h30, com Afonso Rodrigues. O evento acontece próximo à praça de alimentação e o acesso é gratuito.
******************************************
Nos dias 13 e 14/7 acontece em São Paulo a `Digital EXPO 2022´. De acordo com a organização, num momento de retomada dos negócios e de forte aceleração para o digital, a DIGITAL EXPO torna-se o principal ponto de união para empresas e usuários de tecnologias de gestão de informações trocarem experiências, conhecimento e vivenciarem na prática as soluções mais inovadoras que estão agilizando a transformação digital dos negócios. Outras informações pelo link (https://bityli.com/mpNnpq).
******************************************
O Ministério do Meio Ambiente está com inscrições abertas para dois cursos sobre práticas de sustentabilidade no cotidiano. As inscrições são gratuitas e os cursos vão até a sexta-feira (15/7). No total serão oferecidas 2 mil vagas cada um. O primeiro é o curso `Estilos de vida sustentáveis´ e o outro, diz respeito a produção e consumo sustentáveis e busca sensibilizar os cidadãos sobre a inserção de critérios de sustentabilidade nas relações de oferta e demanda. As inscrições estão sendo feitas pelo portal (ead.mma.gov.br), clicar em `inscrições abertas´, selecionar o curso e se inscrever.