Coluna Mais Negócios – Edição 197

Foodtech investe na alimentação regenerativa e desenvolve superfoods a partir de insumos amazônicos

Imagina você se alimentar de modo a regenerar seu corpo e o meio ambiente? Pode parecer utopia se consideramos o modo como nos alimentamos. Afinal, boa parte da produção dos alimentos envolve, no mínimo, o uso da terra e a morte de milhares de animais, sem contar a adição de produtos químicos (corantes, saborizantes, aromatizantes, emulsificantes, dentre outros) que a indústria de alimentos utiliza pra deixar o alimento mais gostosinho e atrair a gente!

Mas, as coisas têm mudado muito no pós-pandemia e a gente se refere a esse marco histórico por conta da aceleração da tecnologia, novos negócios e processos, enfim, é bem nítido que a nova dinâmica vem trazendo muitas inovações. E, um dos mercados que está em plena transformação é o da alimentação.

Primeiro, porque o consumidor atual é muito mais engajado com o que compra e come. Nessa escolha, outro elemento fundamental é a questão ambiental. Já estamos percebendo que se não cuidarmos do meio ambiente com sustentabilidade colocamos em risco os negócios e, pior, a vida no planeta. Outro ponto essencial é que queremos e precisamos nos alimentar melhor. Isso significa ingerir alimentos mais naturais e com nutrientes equilibrados que garantam a manutenção da nossa saúde, pois nutrição significa muito mais que comer.

Bingo! Eis que surge a footech Mahta, criada em 2020 pelos sócios Max Petrucci  (foto) e Edgard Calfat. A empresa utiliza como base de seus produtos ingredientes provenientes de comunidades tradicionais da Amazônia e de pequenos agricultores que operam no modelo SAFs (sistemas agroflorestais). O `Nutrição Regenerativa da Floresta´, por exemplo, é uma superfoods em pó que agrega 15 superalimentos do bioma amazônico, podendo ser consumido em uma refeição, lanche ou jantar mais leve.

Para a manufatura da superfoods, a Mahta utiliza a técnica de liofilização, que consiste em retirar a água dos alimentos por meio da passagem direta do estado sólido para o gasoso (sublimação), processo que garante ao alimento uma preservação muito maior da sua qualidade nutricional.

Conforme Max, a Mahta foca no segmento de alimentação natural/saudável, que hoje corresponde a um mercado emergente, que cresce 4,4% ao ano e faz o Brasil ocupar o 4º lugar no planeta no consumo desse tipo de alimento. Esse crescimento projeta à Mahta um faturamento de nada menos do que R$ 15 milhões em 2024.

“Hoje a humanidade está comendo muito errado: grandes quantidades de alimentos, com muitas calorias e muito poucos nutritivos. Por isso, acreditamos ser fundamental trabalhar com as superfoods, ainda mais com alimentos supernutritivos à base de insumos provenientes da biodiversidade da Amazônia. Então, estamos apostando na sabedoria ancestral para suprirmos a demanda emergente desse mercado e fomentarmos renda para comunidades indígenas para promover um desenvolvimento consciente e sustentável ao mesmo tempo em que contribuímos para a regeneração de dentro para fora, ou seja, da saúde das pessoas indo até a restauração e preservação da floresta”, diz o empreendedor.

Um mercado latente em plena expansão e com muitas novidades por vir. Mais do que negócios, o legal da Mahta é seu propósito de melhorar a saúde das pessoas e do meio ambiente por meio da `regeneração´. Por enquanto, a empresa só vende pelo site (https://www.mahta.bio/). Salute!

Com estratégias diferenciadas, Mercado Livre incrementa seus negócios

O pessoal do Mercado Livre não para um só dia! Como o marketplace, que funciona 24 horas por dia, essa turma tá sempre realizando alguma coisa. Esse ano, a empresa entrou firme e forte para acelerar os prazos de entrega, o que ajudou muito a gente daqui do Amazonas, região distante dos grandes centros e que, além da demora na entrega, o frete é quase insuportável de caro.  Agora, ainda em 2022 eles anunciaram que vão contratar nada menos que 14 mil trabalhadores para atuarem em toda a América Latina. Dessas vagas de emprego, 4 mil serão para o Brasil. E se você pensa que a gigante argentina do comércio eletrônico para por aqui, tá enganado. A última novidade da companhia é o lançamento de uma loja oficial com produtos licenciados da sua marca. Batizada como `Mercado Livre Lojinha´ os apaixonados pela marca poderão comprar itens como miniaturas da famosa van amarela ou camisetas com frases criativas e outros acessórios. A empresa diz que essa é uma forma de se aproximar dos seus fãs, mas, cá pra nós, êita pessoal bão pra fazer negócio!

 

Aplicativo gratuito promete ajudar no ensino de Matemática

Não é novidade que a matemática continua sendo o bicho papão do ensino. A baixa qualidade do ensino, professores desatualizados e alunos completamente despreparados são alguns dos problemas que levam estudantes a finalizarem os cursos sem conseguir operar as quatro operações da matemática. E isso não é achismo não! De acordo com a avaliação nacional de ensino básico, realizada em 2019, 95% dos alunos de escolas públicas do Brasil finalizam o ensino médio com baixo aprendizado em matemática. Isso significa que apenas 5% conseguem atingir o nível escolar desejado!

Então, a tecnologia vem pra dar uma forcinha e ajudar no aprendizado da disciplina e não tem desculpa pra não aprender, pois o aplicativo é gratuito! Isso mesmo, o tradicional Duolingo, aquele app da corujinha e conhecido por oferecer cursos de idiomas, agora lançou o Duolingo Math, pra auxiliar o pessoal que tem dificuldade em cálculos. O app está disponível em uma versão beta (https://pt.duolingo.com/math) e o lançamento oficial deve ocorrer no final do ano.

 

 

RÁPIDAS & BOAS

A Salesforce está com inscrições abertas para o curso gratuito `Fundamentos do Salesforce´, que será iniciado na quinta-feira (8/9). Com três semanas de duração, ele oferecerá ferramentas e conhecimento para quem deseja começar no setor de tecnologia trabalhando com a tecnologia Salesforce. O curso será gravado e pode ser acessado desde que efetuada a inscrição pelo link (https://bityli.com/uuiOBIj).

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A Universidade Federal de Rondônia (Unir) abriu um processo seletivo com 23 vagas em pós-graduação em Educação. A seleção é voltada para servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Porto Velho. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (9/9). O cadastro deve ser feito pela internet (https://bityli.com/VgAXISI).

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O Programa Boas Compras está em busca de empresas lideradas por mulheres em áreas como: Consultorias Diversas, Logísticas, Techs, Serviços, Comunicação, Segurança, Manutenção, Designers, fornecimento de materiais produtivos e improdutivos, Eventos, entre outras. As inscrições são gratuitas e vão até sábado (10/9), pelo link (https://bityli.com/kQFulhI).

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