(Foto: Divulgação)

Coluna Mais Negócios – Edição 203

A Cafessaí da Amazônia, empresa genuinamente amazonense, atua com a fabricação de produtos à base de sementes torradas de açaí para a comercialização em supermercados, marketplaces e revenda a fornecedores em outros estados brasileiros. Agora, a marca irá lançar até o final do mês de outubro dois produtos inovadores: a versão em sachê do composto de açaí e uma versão blend com a adição de guaraná.

Por conta da entressafra do insumo, a ideia de aproveitar os caroços não utilizados na produção de vinhos e concentrados à base de açaí surgiu há 18 anos, de acordo com Charley Oliveira, CEO da empresa. “Essa ideia surgiu na adolescência. Em 2004, nós já havíamos concluído o chá de açaí torrado, mas na época não havia procura por produtos naturais e nem tínhamos capital para lançar o produto”, diz.

Em 2018, com o aumento da procura por itens da gastronomia amazônica por turistas, o empreendedor retomou a produção e lançou no mercado os primeiros pacotes da marca que levam em sua composição o açaí moído e torrado em embalagens de 250 gramas. Nessa época, a produção acontecia na cozinha da casa do Charley, mas as vendas não decolaram e foram vendidas apenas 160 caixas. Então, o empreendedor dedicou o ano seguinte para estudar o funcionamento do mercado, conhecer o público-consumidor e ampliar a margem de vendas do Cafessaí. E a estratégia foi investir dinheiro e tempo em degustações e divulgações em supermercados, padarias e restaurantes. Bingo, deu certo!

Com os resultados positivos de vendas e a aceitação do público, o ano de 2019 reservou um aumento significativo da produção do Cafessaí. De acordo com dados fornecidos pelo empreendedor, o número de unidades vendidas saltou para 300 ao mês. No ano seguinte, 700, ao mês.

A partir do início da pandemia da Covid-19, o empreendedor se reinventou rapidamente e disponibilizou o produto em marketplaces, como Americanas e Submarino! “O marketplace, em 2020, foi a nossa maior fonte de vendas. Atualmente, as vendas no online reduziram um pouco, pois nosso foco está concentrado na venda direta para parceiros locais e nacionais. Mas, até o fim desse ano, lançaremos um site próprio para comercializarmos para revendedores e parceiros da região amazônica”, comenta Charley.

Para impulsionar o negócio, a empresa participou do Programa Centelha, executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), conforme Charley, além do aporte financeiro, o programa proporcionou uma imersão de conhecimento.

Já para esse ano, os números de vendas são ousados. “A nossa meta para este ano é chegar em 4 mil unidades vendidas/mês, já com os novos produtos no mercado. Foram três anos aplicando capital próprio e já conseguimos ver os resultados obtidos com esse trabalho inédito”, projeta o empreendedor. E, contribuindo para a roda da economia sustentável girar, a empresa selou um acordo com cinco famílias do município de Codajás para comprar as sementes do fruto no período de entressafra, gerando renda aos produtores o ano todo. Informações sobre os produtos podem ser consultadas pelo (92) 99144-7776 ou Instagram (@cafessaidaamazonia).

(Foto: Divulgação)

Mercado de jogos eletrônicos está em expansão no país, mas região Norte segue na lanterna

Você sabia que a região Norte do país é lanterninha quanto falamos em mercado de jogos eletrônicos? Veja só: enquanto o Sudeste concentra mais da metade dos desenvolvedores (57%), seguido do Sul (21%), Nordeste (14%), Centro-Oeste (6%), o Norte apresenta apenas 3%. Os dados são da 1ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games, realizada pela Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos), em conjunto com a ApexBrasil. No documento é possível afirmar que, nos últimos quatro anos, o Brasil passou de 375 estúdios para 1.009, representando um aumento de 109%.

Já de acordo com outro relatório, agora da consultoria Newzoo, o segmento deve movimentar cerca de US$ 200 bilhões no planeta ainda em 2022. E, na América Latina, o Brasil é o maior mercado de games, com receita estimada em pelo menos R$ 11 bilhões em 2021, devendo ter alta de 6% em 2022.

Os números indicam que empreender nesse negócio é bem seguro e há espaço para crescimento! Sem contar que a indústria precisa de profissionais qualificados para acompanhar esse crescimento. E, para trazer essa discussão para a região, o ITT (INDT Tech Training), unidade de negócios de educação tecnológica do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, irá promover na terça-feira (18/10), das 18h às 19h30, o webinar gratuito “do Joystick ao Teclado”. Com enfoque nas áreas de jogos, mercado e desenvolvimento, a transmissão on-line e contará com a participação dos especialistas Jason Antônio e Léo Andrade. As inscrições estão sendo feitas pelo link (https://bityli.com/dbaueSU).

Pesquisa aponta que 46% dos consumidores frequentam mercadinhos de bairro

O atendimento humanizado vem sendo a estratégia usada por pequenos empreendedores! É o que aponta uma pesquisa da gestora global de venture capital Flourish Ventures. No levantamento, evidenciou-se que as mercearias estão com tudo. Segundo os dados do estudo Digitalizando o Pequeno Varejo 2022, 46% dos consumidores brasileiros frequentam mercadinhos diariamente e 92% planejam manter ou aumentar as compras em mercearias. A proximidade entre o empreendedor e o cliente é determinante para estreitar esse relacionamento, que atrai consumidores e aumenta o volume de vendas.  O empreendedor de pequeno porte também tem aderido ao uso de recursos digitais para promover esse estreitamento com o consumidor. A pesquisa mostrou que 65% dos lojistas usam aplicativos de mensagens como forma de se comunicar com clientes e fornecedores e 38% utilizam aplicativos e sites para comprar novos produtos e abastecer o estoque.

Manaus recebe o Python Brasil e INDT é um dos patrocinadores do evento

Entre os dias 17 e 23/10, Manaus sediará a edição 2022 do Python Brasil – evento direcionado a troca de conhecimentos e imersão em uma linguagem comumente utilizada na programação de jogos e softwares. Divididos em dois planos de ações, os dias 17 a 19 serão direcionados a realização de tutoriais e sprints, nos espaços da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA) e no Samsung Ocean Manaus. A partir da quinta-feira (20), o evento inicia a rodada de palestras e keynotes no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques.

Patrocinador do evento, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) participará das atividades no Vasco Vasques com um estande, aberto ao público entre os dias 20 e 23. Na segunda-feira (17) Ádria Afonso e Brunna Talita, designers do instituto, apresentarão o tutorial `ByteMe! Como a cultura de Discovery aumenta a percepção de valor´. Outras informações e inscrição podem ser obtidas pelo link (https://2022.pythonbrasil.org.br/).

 

Aumentam os preços dos ingressos dos parques da Disney

Viajar aos EUA não está nada barato! Com o dólar batendo na casa dos R$ 5,30 e com passagem aérea de Manaus para Miami beirando a casa dos R$ 10 mil (só de ida e por passageiro) o viajante comum tem que fazer um baita esforço financeiro para realizar esse sonho. Se a gente acrescentar alimentação, hotel e locomoção a coisa fica pior ainda. E, pra agravar a situação, quem for aos parques temáticos da Disney e optar pelo serviço Genie+ (evitar filas longas) vai ter que desembolsar mais dinheiro, pois de acordo com a agência Dow Jones, a companhia acaba de aumentar os preços, que irão variar de acordo com a lotação do parque. O jeito é deixar o desejo na fila dos sonhos.

RÁPIDAS & BOAS

A 2ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica está com inscrições abertas até a segunda-feira (17/10). O evento, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), tem como temática tecnologia e inovação, e tem o objetivo de promover a participação de estudantes e de profissionais da educação profissional e tecnológica no desenvolvimento de projetos de inovação, iniciação e extensão, a fim de ampliar a divulgação e valorização dessa modalidade educacional. A submissão de trabalhos e demais informações podem ser obtidas por meio do link (https://bityli.com/LqgGwYaE).

**********************************

Entre os dias 18 e 20/10, das 19h30 às 21h (horário de Brasília), acontece o Workshop `Equilíbrio Financeiro Pessoal´, com o consultor Alons Hans. Com material de qualidade e atualizado, exercícios práticos e ferramentas adequadas e aplicadas em vários alunos, o objetivo do evento, que será transmitido pelo Zoom, é ajudar as pessoas a encontrarem o ponto de equilíbrio financeiro. Outras informações podem ser adquiridas pelo (92) 9 8118-3695.

**********************************

A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) vai promover na quarta-feira (19/10), às 19h30, o Florida Connection Road Show – 1ª Edição, que tem o objetivo de trocar conhecimentos e discutir as melhores oportunidades para quem deseja morar, trabalhar, estudar ou investir em imóveis ou negócios nos Estados Unidos. Informações e inscrição estão disponíveis pelo link (https://bityli.com/qAmZYFhu).

*********************************

No período entre 19 e 22/10, acontece a 2nd Amazon Stem Academy Conference – (Asac 22) – 2ª Conferência do Projeto Academia STEM, de forma gratuita e presencial. Com o tema ‘Ciência e Tecnologia na Formação de Competências para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia’, o evento surge como forma de promover o encontro de conhecimentos acadêmicos e mercadológicos entre diferentes áreas. As inscrições podem ser feitas até a terça-feira (18), pelo link (https://asac22-stem.uea.edu.br/).

Compartilhar

Últimas Notícias