É cada vez mais frequente o vazamento de dados, quando cibercriminosos conseguem acessar o banco de dados de empresas e informações como nome, email, CPF, data de nascimento, senhas são extraídos e depois vendidos para a aplicação de golpes.
Apenas no 1o trimestre de 2023, cerca de 87 mil contas foram invadidas utilizando dados vazados. Como muitas pessoas costumam repetir as senhas em mais de um site, os fraudadores conseguem fazer acessos utilizando senhas e logins vazados. A informação é de um estudo da OLX, uma das maiores plataformas de compra e venda online do país, e da Unico, empresa especializada em identidade digital, que analisou dados do mercado brasileiro nos primeiros três meses do ano. Os acessos indevidos às contas representam um crescimento de 84% em relação ao primeiro trimestre de 2022.
São Paulo é o Estado com mais contas invadidas, com 40%. Na sequência, aparecem Rio de Janeiro, 13%; Minas Gerais, 9%; e Paraná, 6%. Das contas invadidas, 75% delas foram acessadas de um Estado diferente de onde a conta foi cadastrada.
A maioria dos brasileiros que tiveram suas contas invadidas são homens (59%), contra 41% de mulheres. Dessas vítimas, 66% têm até 31 anos e 34% entre 32 e 45 anos.
Os fraudadores também estão se adaptando ao longo dos anos. Como as contas mais antigas são consideradas mais idôneas pelos sites, devido ao seu tempo de criação e histórico de transações, os golpistas preferem utilizar dados de contas com mais de cinco anos, representando 63% das contas invadidas.
“Da mesma forma que adotamos medidas de segurança ao sair na rua, protegendo nossos celulares e carteiras, devemos fazer o mesmo no ambiente digital com nossos dados. Utilizar senhas fortes e diferentes em cada site e app ajuda muito a manter os dados seguros, da mesma forma que não devemos compartilhar nossos dados em qualquer lugar. Para além das tecnologias de prevenção a fraudes utilizadas pelas empresas, é fundamental educarmos os usuários para que tenham melhores experiências online e não caiam em golpes e fraudes”, destaca Beatriz Soares, VP de Produto da OLX.
Uma das tecnologias mais usadas e confiáveis para aumentar a proteção das contas e a segurança digital, é a autenticação do usuário, via identidade digital, por meio da biometria facial. De janeiro a março de 2023, foram realizadas 54,4 milhões de autenticações (quantidade de vezes que os usuários autenticaram a identidade nas transações online). Desse total, 1 milhão foram tentativas de transações suspeitas, ou seja, consideradas como fraude de identidade e barradas.
“A identidade digital por meio da biometria facial, é o meio mais seguro de autenticação para evitar fraudes. A tecnologia, com mais de cinco camadas de segurança, viabiliza o acesso a serviços e produtos de forma segura, além de garantir maior proteção dos dados pessoais e privacidade, pois viabiliza o total controle dos dados. Ao longo de três anos, quase sete milhões de fraudes foram evitadas, senhas deixaram de ser usadas e cadastros extensos foram dispensados. E tudo isso graças a uma simples selfie, capaz de identificar que é a pessoa é realmente quem diz ser”, afirma José Restrepo, Diretor de Marketing da Unico.
O estudo analisou dados do mercado digital brasileiro, incluindo sites, apps e contas digitais de janeiro a março de 2023, em uma base de cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas online.
Sobre a OLX Brasil
No Brasil desde 2010, a OLX Brasil tem a missão de empoderar as pessoas a alcançarem seus sonhos, reinventando o modelo de consumo. A empresa é 100% digital e faz isso por meio de tecnologia desenvolvida localmente, ajudando seus usuários a comprar e vender quase tudo de maneira rápida, segura e conveniente. Ao encorajar o reuso, a OLX Brasil contribui com a redução de lixo, de emissões de CO2 e incentiva o uso de recursos naturais, dando aos itens segunda, terceira e até uma quarta vida.
Sobre a Unico
A Unico é uma empresa brasileira especializada em identidade digital, fundada em 2007. A IDTech se tornou um unicórnio em agosto de 2021 e já recebeu quatro rodadas de investimentos, posicionando-a como a segunda empresa SaaS mais valiosa da América Latina, em 2022. A Unico desenvolve soluções inovadoras para a proteção da identidade dos brasileiros nas relações com empresas privadas. São elas: biometria facial para autenticação de identidades, plataformas de educação corporativa, gestão de compra e venda de veículos e admissão digital com assinatura eletrônica, que foi reconhecida com o prêmio Top of Mind de RH. A companhia está presente em mais de 800 empresas-clientes, entre os maiores bancos privados, varejistas, fintechs, e-commerces e indústrias do país. Em 2022, a Unico foi nomeada como uma das empresas privadas mais promissoras do ano pela 5ª Edição do Ranking Anual Fintech 250 da CB Insights e esteve presente no Ranking Exame Negócios em Expansão, que reconhece as empresas brasileiras que mais cresceram no último ano. A IDTech é associada ao Fórum Econômico Mundial e integrante do Grupo de Trabalho sobre Confiança Digital. A empresa também desenvolve pesquisas em parceria com instituições acadêmicas nacionais. Saiba mais em Link