Uma startup londrina parece ter encontrado a receita para todo mundo que adora a descontração do álcool e, no dia seguinte, se arrepende de ter bebido. O famoso: “nunca mais bebo tanto”.
Encontrar o equilíbrio entre alcançar os efeitos de descontração proporcionados pelo álcool e perder os limites é uma tarefa que desafia os seres humanos há séculos.
Com a nova bebida desenvolvida pela startup inglesa GABA Labs, parece que esse problema ficará no passado. Tudo começou quando o fundador desistiu de encontrar um remédio que curasse o alcoolismo – que desligasse os sistemas cerebrais responsáveis por desencadear um vício.
Em lugar de resolver o problema depois de estabelecido, passou a pesquisar uma maneira de cortar o mal pela raiz – mesmo.
A bebida
Fundada em 2016, em Londres, a GABA Labs nasceu da pareceria entre o engenheiro David Orren e o médico David Nutt, um dos grandes nomes da neuropsicofarmacologia mundial.
A startup acaba de lançar a Sentia, uma bebida capaz de proporcionar as sensações agradáveis do inebriamento etílico, sem os efeitos colaterais mais perigosos e inconvenientes do álcool.
A proposta e a receita secreta
O objetivo é tornar a Sentia uma alternativa funcional, focada no bem-estar e deixar para trás opções alcoólicas com sérios efeitos colaterais. A bebida é vendida por 30 libras em uma garrafa de 500ml – há duas versões: a ‘black’ para hora do almoço, durante o expediente. E a ‘red’ para finais de semana, em momentos de relaxamento.
Para chegar à formulação atual, dois anos de pesquisas e US$ 9 milhões em investimentos foram necessários. As duas versões contém uma mistura de cerca de 12 ingredientes botânicos: magnólia, sálvia, casca de laranja, anis estrelado, ginseng, cardamomo preto, absinto, tomilho, canela, entre outros. As proporções da receita são um segredo.
Fato é que a mistura é capaz de ativar mecanismos cerebrais semelhantes aos ativados por alguns shots de tequila, algumas latas de cerveja ou duas a três taças de espumante. A Sentia age no neurotransmissor Gaba – uma substância produzida naturalmente pelo organismo, responsável pelo relaxamento.
Algumas doses de Sentia depois, há uma leve sensação de embriaguez, sem o risco de perder o controle, sem os efeitos colaterais danosos do álcool e sem ressaca – pelo menos a ocasionada pelos componentes químicos, a moral ainda é sua responsabilidade.
Por que importa?
A inovação da startup pode resolver um dos maiores dilemas da sociedade – incluindo um problema de saúde pública – beber sem ter ressaca. Os efeitos danosos do álcool também podem ser eliminados de uma rotina que sobrecarrega os sistemas de saúde em diversos países.
Essa é mais uma prova de quão longe a inovação das startups pode levar a sociedade – e o potencial das ideias não óbvias que ainda podem gerar muito lucro aos investidores que embarcarem no início da jornada.
*Com informações do site Startse