O adicional de 25% no valor da aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode ser solicitado pelos segurados que recebem ou que vão receber o benefício de aposentadoria por invalidez.
A aposentadoria por invalidez é um benefício do INSS pago aos segurados que devido alguma doença ou acidente — relacionado ou não ao trabalho — ficaram incapacitados de forma total ou permanente de exercer as suas funções.
Para receber o adicional de 25%, entretanto, é necessário provar que o segurado necessita da assistência permanente de uma outra pessoa, como um cuidador ou enfermeiro, para conseguir realizar suas atividades do dia a dia. Saiba a seguir como solicitar o adicional!
Quem tem direito ao acréscimo de 25%?
Como dito antes, o adicional de 25% na aposentadoria pode ser solicitado pelos segurados que recebem aposentadoria por invalidez e necessitam de apoio para sua atividades rotineiras, como tomar banho, escovar o dentes e se alimentar.
Dentre as situações que podem justificar o recebimento do adicional estão:
- cegueira total;
- perda de nove dedos da mão ou mais;
- doença que exija permanência contínua na cama;
- paralisia dos dois membros superiores ou inferiores;
- incapacidade permanente para as atividades da vida diária;
- alterações mentais com grave perturbação da vida orgânica ou social;
- perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível;
- perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível;
- perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível;
Esses, geralmente, são os casos aceitos pelo INSS sem questionar. Caso o segurado tenha alguma outra condição, mas ainda precise de auxílio para tarefas, será necessário entrar com uma ação judicial para reivindicar o seu direito de acréscimo na aposentadoria por invalidez.
Como solicitar o acréscimo na aposentadoria por invalidez?
Caso a sua condição exija o auxílio diário desde o momento em que for feito o pedido de aposentadoria por invalidez, o acréscimo de 25% será concedido desde o início. Porém, se a condição do segurado piorar depois da concessão da aposentadoria, será necessário fazer um pedido ao INSS.
Para isso, basta acessar o site Meu INSS, fazer o login e, em seguida, digitar na lupa o número “25”, que irá aparecer a opção “Solicitação de Acréscimo 25%”.
Logo após, será necessário responder algumas perguntas e anexar documentos que comprovem a necessidade de auxílio permanente. Estes documentos podem ser exames, atestados e laudos médicos.
Por fim, se o INSS julgar necessário, também pode ser solicitado uma perícia médica antes de conceder o valor adicional da aposentadoria.


