Cada vez mais, é valorizado no mercado de trabalho o perfil comportamental nos profissionais, em relação ao perfil técnico, aponta a Robert Half.
Segundo a empresa especializada em recrutamento, isso acontece porque as companhias e os recrutadores “perceberam que é muito mais fácil ensinar habilidades técnicas do que comportamentais”.
Desta forma, aponta a Robert Half em um novo texto sobre o assunto, as empresas buscam atualmente os profissionais que possuem uma visão mais holística da organização.
Confira abaixo a lista da companhia especializada com as habilidades mais valorizadas atualmente no mercado de trabalho.
1. Comunicação
A habilidade de se comunicar bem é a chave para profissionais técnicos trabalharem de forma integrada ao negócio. Afinal, são executivos que precisam traduzir toda a questão técnica de suas áreas para diferentes públicos, desde o pessoal da fábrica até o CEO da empresa.
2. Trabalho em equipe
Profissionais que não conseguem demonstrar a habilidade têm pouca aceitação entre os gestores. Comprovar espírito de equipe é condição para crescer na carreira.
3. Resiliência
Trata-se de uma habilidade que, normalmente, vem com a maturidade emocional. De qualquer forma, é importante o profissional desenvolver o quanto antes a sua capacidade de lidar com situações de crise e de oposição sem desanimar e deixar abalar a produtividade.
4. Comprometimento
Identificar e superar obstáculos de forma proativa é uma ótima maneira de demonstrar comprometimento com a empresa. Ir além do seu trabalho, pensar fora da caixa e sair da sua zona de conforto são qualidades muito bem recebidas atualmente.
5. Intraempreendedorismo
A expressão que cabe aqui é “senso de dono”. O que as empresas buscam é alguém que abrace os projetos com responsabilidade e a motivação de um empreendedor.
Fonte: Computer World