O ambiente da indústria está cada dia mais digitalizado. Assim, a alta conectividade, as inovações tecnológicas e a transformação digital são caminhos que estão mudando a gestão. Mas muitos gestores ainda não sabem lidar com os desafios ligados à logística na Indústria 4.0.
Com o avanço das tecnologias, as indústrias tornaram-se mais enxutas, personalizadas e eficientes. Elas passaram a fabricar apenas de acordo com a demanda para que a produção seja comercializada de forma rápida.
Por conta disso, o armazenamento e distribuição destes produtos precisam evoluir e superar vários desafios.
Diante deste tema, Angela Gheller, diretora de produtos de Logística e Manufatura da TOTVS, fala sobre os desafios e soluções relacionados a logística na Indústria 4.0.
Indústria 4.0: digitalização, produtividade e ampla tecnologia
A quarta revolução industrial é conhecida como Indústria 4.0, um caminho sem volta que se tornou uma necessidade para as empresas se manterem competitivas e bem-sucedidas no mercado nacional e internacional.
Caracterizada pela ampla digitalização dos negócios, a Indústria 4.0 tem como principais benefícios o ganho de produtividade, a possibilidade de personalização na produção e a significativa redução de custos gerais na operação.
Estes benefícios podem ser alcançados sobretudo pela utilização das ferramentas tecnológicas que habilitam a indústria 4.0, como IA, Machine Learning, Data Analytics, IoT, entre outras.
A união destas soluções permite às empresas uma série de ações que trazem os benefícios à indústria, dentre os quais Angela Gheller ressalta como mais importantes:
- Antecipar tendências sazonais;
- Adequar a produção automaticamente ao aumento de demanda;
- Antever manutenções de máquinas para mitigar perdas com máquinas paradas ou com mau funcionamento;
- Aprimorar uso de matéria-prima etc.
Na área logística, a diretora de produtos de Logística e Manufatura da TOTVS explica que a Indústria 4.0 garante uma série de benefícios como promover o armazenamento inteligente de produtos para que a indústria possa aproveitar toda a capacidade de seus depósitos, e inteligência na distribuição por meio da digitalização para otimizar o uso de veículos e rotas para envio de produtos.
Logística na Indústria 4.0: outras influências que merecem destaque
Para Angela Gheller, a quarta revolução industrial trouxe uma série de benefícios também para o setor logístico. “Esses benefícios ajudam a solucionar as principais dificuldades históricas do segmento, sejam operadores logísticos, transportadoras, distribuidores ou recintos alfandegados”, garante.
Inicialmente, as soluções em tecnologia avançada permitem inteligência e uso de dados para o gerenciamento completo do armazém, com digitalização e automatização de processos cotidianos.
Esse gerenciamento engloba desde o recebimento de notas, controle total da entrada e saída de mercadorias, separação e conferência dos itens, armazenagem inteligente com segregação de produtos, até as movimentações dentro do depósito.
Além do armazém em si, a logística nas indústrias será beneficiada por permitir a antecipação do planejamento de toda a cadeia logística. Por meio da tecnologia é possível promover o gerenciamento de todo o pátio (carga, descarga, controle de acessos e saídas, etc.) até a inteligência para coleta e entrega de mercadorias.
Assim, a união de todas essas ferramentas permite à empresa utilizar de maneira inteligente o espaço de armazenamento dos produtos manufaturados, permitindo que ela:
- Separe os produtos no armazém por tipo ou data de validade;
- Identificar se há algum tipo de avaria ou irregularidade com a mercadoria e substituí-la;
- Identificar os veículos mais adequados para o transporte dos produtos;
- Organizar a melhor disposição dos itens dentro do automóvel e traçar a rota ideal para que as entregas sejam feitas de maneira mais rápida e sustentável.
“Tudo isso se traduz em redução de custos, mitigação de perdas, menor tempo gasto com todas as tarefas e maior produtividade”, complementa Angela.
Apesar dos benefícios, há desafios que merecem atenção
De fato, a logística na Indústria 4.0 será beneficiada de diversas formas. Mas, apesar disso, há alguns desafios que merecem maior atenção do gestor logístico de qualquer empresa.
O crescimento do e-commerce, por exemplo, vem exigindo das empresas a manutenção de um armazém organizado e eficiente. Sem essas qualidades, nenhuma digitalização trará grandes benefícios, resultando em uma demora expressiva no processamento do pedido, afetando o prazo de entrega das mercadorias.
Mesmo antes da pandemia, a TOTVS identificou que o crescimento do comércio eletrônico e a criação de novos canais de vendas ampliaram de maneira significativa os desafios, exigindo uso de modernas ferramentas.
“O crescimento do setor elevou a demanda por ferramentas que modernizassem e trouxessem inteligência para as diferentes rotinas logísticas em todos os setores”, garante Angela.
A diretora complementa: “Os acontecimentos que vivemos desde 2020 reforçaram esse cenário e, hoje, com a retomada da economia, percebemos que a mudança de hábitos do consumidor é algo concretizado, e agora ele demanda ainda mais agilidade e qualidade nas entregas”.
Outro desafio relacionado à logística na Indústria 4.0 é a dificuldade de gestão de informações. Ou seja, reunir dados sobre diversos fornecedores, manter uma relação saudável com cada um deles e tornar essa relação estável e contínua é mais um grande desafio.
Investimento em tecnologia
Para superar os desafios da logística na Indústria 4.0 o uso da tecnologia é, para Angela Gheller, imprescindível. “As ferramentas que formam a Logística 4.0 trazem todas as funcionalidades que ajudam a solucionar os desafios desta década”, salienta.
Com o avanço da digitalização, muitos são os recursos tecnológicos que existem atualmente e que se comportam como grandes aliados da logística industrial.
Estes recursos e ferramentas representam uma verdadeira revolução no setor, pois estão diretamente ligadas ao controle e ao planejamento, sendo o elo de união da logística na Indústria 4.0.
*Com informações do site Food Connection