Foto: Freepik/@freepik

Conheça startup do Amapá que venceu prêmio regional de inovação para mulheres

Uma startup do Amapá venceu a 4ª edição do programa Mulheres Inovadoras – Região Norte. A Ybirá Biodesign da Amazônia, que produz móveis de madeira maciça com matéria-prima certificada, recebeu a premiação em Brasília no dia 3 de julho.

O programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) busca estimular iniciativas lideradas por mulheres em todo país.

A Ybirá Biodesign surgiu na primeira edição do Inova Amazônia Sebrae. No período, a startup conquistou duas bolsas de incentivo financeiro no valor de R$ 78 mil, além de aceleração de 6 meses.

O empreendimento inovador participou ainda do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), da Apex Brasil.

Para a CEO da startup amapaense, Alessandra Bezerra, essas mentorias e participações em outros programas foram fundamentais para essa premiação.

“Os incentivos que recebemos foram fundamentais para iniciarmos a nossa caminhada. Só depois das orientações repassadas é que a gente conseguiu se preparar para o edital. Vencemos e trouxemos essa conquista inédita para o Amapá”, descreveu a CEO.

A startup recebeu apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Secretaria de Ciência e Tecnologia (Setec) e da Secretaria de Relações Internacionais do Amapá.

Mulheres Inovadoras

 

O programa acelera startups lideradas por mulheres de maneira a contribuir para o aumento da representatividade feminina no cenário empreendedor, por meio da capacitação e do reconhecimento de projetos que possam favorecer o incremento da competitividade brasileira.

Tecnologias Prioritárias: Biotecnologia; Inteligência Artificial (IA); Internet das Coisas (IoT); Nanotecnologia; 5G e Wi-fi 6; Blockchain; Nuvem; Realidade Estendida (XR) e interfaces imersivas; Automação de processos robóticos (RPA); Big data.

O edital da 5ª edição do Programa Mulheres Inovadoras já está disponível no site da Finep.

Fonte: G1.

Compartilhar

Últimas Notícias